BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Mirinalda Santos

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.27466

Resumo

Como um descritivo de saberes e conteúdos a serem ensinados e apreendidos específicos e necessários para cada seguimento da educação básica, no qual visa o desenvolvimento educacional brasileiro a Base Nacional Comum Curricular - BNCC propõe a composição a partir dos conhecimentos dos componentes curriculares que por sua vez, são articulados diante das áreas de conhecimentos, e o Ensino Religioso como uma modalidade de ensino insere-se nessas estratégias traçadas e discutidas pela BNCC em eleger os conhecimentos a serem dados na escola. É nessa perspectiva que esse estudo se torna relevante, pois tem como finalidade e objetivo analisar como os movimentos políticos (globais e locais) estão articulando propostas curriculares para o Ensino Religioso, uma vez que esse ensino como área de conhecimento é complexa e desafiadora no contexto da diversidade cultural religiosa e muitas das vezes não considerado em seus componentes curriculares aspectos críticos. Metodologicamente esse estudo tem como lócus investigativo, os documentos oficiais nacionais (PNE, LDB, PCNs, entre outros) e documentos locais que regem o Ensino Religioso. Faremos interlocuções bibliográficas com autores do campo do currículo pós-crítico e do Ensino Religioso como: Moreira e Silva (1997), Sacristán (2000), Junqueira e Oliveira (2006), Passos (2007), entre outros autores.

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Publicado

25-01-2016

Como Citar

SANTOS, M. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO RELIGIOSO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v8i3.27466. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.293305. Acesso em: 12 nov. 2024.