AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

análise dos currículos de treze IES latino-americanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61872

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Educação física, Formação de professores

Resumo

O campo da avaliação educacional tem provocado debates férteis por quase um século. No que se refere aos estudos que fazem uma análise do tema a partir dos currículos de formação de professores em Educação Física identifica-se uma tímida produção que busca conhecer e comparar diferentes contextos formativos e seus desdobramentos para o futuro contexto de atuação profissional. Nesse sentido, objetiva-se com este artigo trazer contribuições a partir da análise de diferentes currículos prescritos, visando apresentar, compreender e refletir sobre o que tem sido prescrito sobre avaliação nos planos de disciplinas de 13 cursos de formação de professores em Educação Física de sete países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai e Venezuela). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, fundamentada na análise documental e no método comparativo. Para análise das fontes, utiliza como ferramentas de auxílio os softwares Gephi 0.9.2. e Iramuteq. Assume como fontes 14 planos de disciplinas de avaliação e 99 bibliografias prescritas nesses planos. Os resultados evidenciam que o ensino da avaliação nessas disciplinas está centrado nas discussões sobre: avaliação educacional de maneira mais ampla; avaliação da aprendizagem; bases teóricas da avaliação; instrumentos avaliativos; avaliação de sistemas; funções da avaliação; testes físicos; medidas antropométricas; avaliação da atividade física e desportiva. Conclui que os diferentes planos de disciplinas abordam a avaliação de acordo com as características específicas de cada curso e/ou segundo as políticas de formação de professores presentes em cada país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Doutor em Educação Física e Pós-doutorando em Educação pela  Universidade Federal do Espírito Santo. 

Amarílio Ferreira Neto , Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Wagner Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo  e  Professor da mesma instituição. 

Referências

AMÉSTICA, Miguel Cornejo; ÁVALOS, Paula Magnere. La formación de los profesores en Chile: un estado del arte. In: SILVA, Ana Márcia; BEDOYA, Víctor Alonso Molina (org.). Formação profissional em educação física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2015, p. 77-94.

BADIA, Antoni; CHUMPITAZ-CAMPOS, Lucrecia. Teachers learn about student learning assessment through a teacher education process. Studies in Educational Evaluation, v. 58, p. 1-7, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2018.05.004.

BEDOYA, Víctor Alonso Molina et al. Caracterización de la formación profesional en educación física, deporte y recreación en Colombia. In: SILVA, Ana Márcia; BEDOYA, Víctor Molina (org.). Formação profissional em educação física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. p. 95-117.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BLOCH, Marc. Para uma história comparada das sociedades europeias. In: BLOCH, Marc. História e historiadores. Lisboa: Teorema, 1998. p. 119-150.

BROWN, Gavin. Conceptions of assessment: understanding what assessment means to teachers and students. New York: Nova Science Publishers, 2008.

BWETENGA, Tsitsi Roselene; ABREU, Mariana Cristina Alves de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Assessment of teacher training in the Brazilian educational context. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 653-669, abr./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS07

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16

CAMPBELL, Cynthia. Research on teacher competency in classroom assessment. In: MCMILLAN, James (ed.). Sage handbook of research on classroom assessment. Thousand Oaks: SAGE, 2013, p. 71-84.

CASTILLO ARREDONDO, Santiago. Compromisos de la evaluación educativa. Madrid: Editorial Pearson Educación, 2002.COLL, César Salvador; BARBERÁ, Elena Gregori; ONRUBIA, Javier Goñi. La atención de la diversidad en las prácticas de evaluación. Journal for the Study of Education and Development, v. 23, n. 90, p. 111-132, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1174/021037000760087991

CRISORIO, Ricardo et al. Acerca de la formación en educación física en la República Argentina. In: SILVA, Ana Márcia; BEDOYA, Víctor Molina (org.). Formação profissional em educação física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2015, p. 19-36.

DELUCA, Christopher; BELLARA, Aarti. The current state of assessment education: aligning policy, standards, and teacher education curriculum. Journal of Teacher Education, v. 64, n. 4, p. 356-372, 2013.

EMILIOZZI, María Valeria et al. Formación docente y educación física en las escuelas: foco en Argentina, Brasil, México y Venezuela. In: SILVA, Ana Márcia; BEDOYA, Víctor Molina (org.). Formação profissional em educação física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2017, p. 9-36.

FAUSTINO, Carmen; KOSTINA, Irina; VERGARA, Omaira. Assessment practices in the english and french component of a foreign languages teacher education program. Lenguaje, Cali, v. 41, n. 2, p. 353-382, 2013. DOI: https://doi.org/10.25100/lenguaje.v41i2.4973.

FROSSARD, Matheus Lima; STIEG, Ronildo; SANTOS, Wagner. A avaliação na formação de professores em educação física: experiências de estudantes de sete universidades federais brasileiras. Educação Unisinos, Pelotas, v. 24, p. 1-16, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.4013/edu.2020.241.38

FROSSARD, Matheus Lima; STIEG, Ronildo; SANTOS, Wagner. Prácticas evaluativas en tres cursos de educación física en Sudamérica. Alteridad Revista de Educación, Ecuador, v. 16, n. 2, p. 53-64, 2021. DOI: https://doi.org/10.17163/alt.v16n2.2021.04.

FUZII, Fábio Tomio; SOUZA NETO, Samuel. Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

GALLARDO-FUENTES, Francisco Javier; CARTER-THUILLIER, Bastian. La evaluación formativa y compartida durante el prácticum en la formación inicial del profesorado: análisis de un caso en Chile. Retos, Murcia, n. 29, p. 258-263, 2016. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i29.43550.

GALLARDO-FUENTES, Francisco Javier; LÓPEZ-PASTOR, Víctor Manuel; CARTER-THUILLIER, Bastian. ¿Hay evaluación formativa y compartida en la formación inicial del profesorado en Chile? Percepción de alumnado, profesorado y egresados de una universidad. Psychology, Society & Education, Almería, v. 9, n. 2, p. 227-238, jul. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.25115/psye.v9i2.699.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GÓMEZ, Loreley Conde; THOMASSET, Andrés Risso. Programas de formación en el campo de la educación física en Uruguay. In: SILVA, Ana Márcia; BEDOYA, Víctor Molina (org.). Formação profissional em educação física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

GUERRERO, Gladys; D’AMICO, Rosa López; HOJAS, Juan. La formación del recurso humano en educación física; República Bolivariana de Venezuela. In: SILVA, Ana Márcia; BEDOYA, Víctor Molina (org.). Formação profissional em educação física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2015, p. 239-254.

HARLEN, Wynne; JAMES, Mary. Assessment and learning: differences and relationships between formative and summative assessment. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, Princeton, v. 4, n. 3, p. 365-379, 1997. DOI: https://doi.org/10.1080/0969594970040304.

HILL, Mary Frances; ELL, Fiona; EYERS, Gayle. Assessment capability and student self-regulation: the challenge of preparing teachers. Frontiers in Education, v. 2, n. 21, p. 1-15, 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2017.00021.

KANJEE, Anil. Revisiting the teaching practicum: effecting innovation or entrenching the status quo? Reflections from an ITE program in South Africa. In: WYATT-SMITH, Claire; ADIE, Leonore (ed.). Innovation and accountability in teacher education: setting directions for new cultures in teacher education. Singapore: Springer Singapore, 2018, p. 255-275.

LEVY-VERED, Adi; ALHIJA, Fadia Nasser-Abu. The power of a basic assessment course in changing preservice teachers’ conceptions of assessment. Studies in Educational Evaluation, v. 59, p. 84-93, 2018.

LIMA, Isabel Salomé Miranda Santos de; ANDRADE, Ana Isabel; COSTA, Nilza Maria Vilhena Nunes da. Teaching practice in teachers’ initial training in Cape Verde: supervisors’ perspectives. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 3-26, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1448

MALDONADO-FUENTES, Ana Carolina. Mi participación cuenta: opiniones de estudiantes en formación inicial docente sobre el uso de one minute paper. Espacios en Blanco. Revista de Educación, v. 1, n. 30, p. 81-98, 2019. DOI: https://doi.org/10.37177/UNICEN/EB30-265.

MENDOZA, Alexis López; ARANDIA, Ricardo Bernal. Language testing in Colombia: a call for more teacher education and teacher training in language assessment. Profile, Bogotá, v. 11, n. 2, p. 55-70, 2009.

MÖLLER, Isabel; GÓMEZ, Héctor. Coherencia entre perfiles de egreso e instrumentos de evaluación en carreras de educación básica en Chile. Calidad en la Educación, n. 41, p. 17-49, dic. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-45652014000200002.

MOSQUERA, Leonardo Herrera; CASTILLO, Lilian Cecilia Zambrano. Assessment of english learning in a language teacher education program. GIST Education and Learning Research Journal, v. 19, p. 193-214, 2019. DOI: https://doi.org/10.26817/16925777.709.

PAULA, Sayonara Cunha de et al. Avaliação educacional: currículos de formação de professores em educação física na América Latina. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 42, p. 1-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.09.005.

PAULA, Sayonara Cunha de et al. Ensino da avaliação nos cursos de educação física da América Latina. Estudos em Avaliação Educacional, v. 29, n. 72, p. 802-830, 2018. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5326.

PERASSI, Zulma. El Portfolio: un dispositivo que democratiza la evaluación educativa. Debate Universitario, v. 8, n. 15, p. 27-41, 2019.

POLETO, Fábia Maria Boreli; FROSSARD, Matheus Lima; SANTOS, Wagner. As prescrições de avaliação dos cursos de formação de professores em educação física. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 542-568, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7057.

RUIZ, Graciela Hoyos. La formación del profesorado de educación física en México: necesidad de un cuerpo troncal. 2015. 319 f. Tese (Doutorado en Educación) – Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal, Universidad de Extremadura. Mérida, España, 2015.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Artmed: Porto Alegre, 2000.

SALAZAR, Sixto Renè Ruiz; LOAIZA, Gerónimo René Ruiz. Proceso de formación profesional en cultura física en el Ecuador. In: SILVA, Ana Márcia; BEDOYA, Víctor Molina (org.). Formação profissional em educação física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2015, p. 149-171.

SALES, José Blasco. La evaluación de la educación física en primaria: una propuesta práctica. Madrid: Editorial INDE, 2001.

SANTOS GUERRA, Miguel Ángel. Evaluación educativa 1: un proceso de diálogo, comprensión y mejora. 3 ed. Magisterio del Río de la Plata: Argentina, 2000.

SANTOS, Wagner; PAULA, Sayonara Cunha; STIEG, Ronildo. Avaliações institucionais e de sistemas na formação de professores em educação física na América Latina. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 26, n. 1, p. 99-116, 2019. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8353.

SANTOS, Wagner et al. Ensino da avaliação educacional na formação de professores de educação física. In: SANTOS, Wagner (org.). Avaliação na educação física: diálogos com a formação inicial do Brasil, Colômbia e Uruguai. Curitiba: Appris, 2018. p. 63-75.

SMITH, Lisa et al. Preparing teachers to use the enabling power of assessment. In: WYATT-SMITH, Claire; KLENOWSKI, Valentina; COLBERT, Peta (ed.). Designing assessment for quality learning. Dordrecht: Springer, 2014, p. 303-323.

STIEG, Ronildo et al. Avaliação educacional nos cursos de licenciatura em educação física nas IES brasileiras: uma análise das disciplinas específicas. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 639-667, maio/ago. 2018.

STIEG, Ronildo et al. Perspectivas de avaliação nas/das bibliografias na formação inicial em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 589-609, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v34i4p589-609.

STIGGINS, Richard. Evaluating classroom assessment training in teacher education programs. Educational Measurement: Issues and Practice, v. 18, n. 1, p. 23-27, 1999. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1745-3992.1999.tb00004.x.

TELLES, Cassiano et al. A formação de professores de educação física: a avaliação das disciplinas teórico-práticas na licenciatura do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Contexto & Educação, Unijuí, v. 29, n. 92, p. 190-214, 2014. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.190-214.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

STIEG, R.; FERREIRA NETO , A.; SANTOS, W. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: análise dos currículos de treze IES latino-americanas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–25, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.61872. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61872. Acesso em: 25 abr. 2024.