AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
análise dos currículos de treze IES latino-americanas
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61872Palavras-chave:
Avaliação educacional, Educação física, Formação de professoresResumo
O campo da avaliação educacional tem provocado debates férteis por quase um século. No que se refere aos estudos que fazem uma análise do tema a partir dos currículos de formação de professores em Educação Física identifica-se uma tímida produção que busca conhecer e comparar diferentes contextos formativos e seus desdobramentos para o futuro contexto de atuação profissional. Nesse sentido, objetiva-se com este artigo trazer contribuições a partir da análise de diferentes currículos prescritos, visando apresentar, compreender e refletir sobre o que tem sido prescrito sobre avaliação nos planos de disciplinas de 13 cursos de formação de professores em Educação Física de sete países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai e Venezuela). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, fundamentada na análise documental e no método comparativo. Para análise das fontes, utiliza como ferramentas de auxílio os softwares Gephi 0.9.2. e Iramuteq. Assume como fontes 14 planos de disciplinas de avaliação e 99 bibliografias prescritas nesses planos. Os resultados evidenciam que o ensino da avaliação nessas disciplinas está centrado nas discussões sobre: avaliação educacional de maneira mais ampla; avaliação da aprendizagem; bases teóricas da avaliação; instrumentos avaliativos; avaliação de sistemas; funções da avaliação; testes físicos; medidas antropométricas; avaliação da atividade física e desportiva. Conclui que os diferentes planos de disciplinas abordam a avaliação de acordo com as características específicas de cada curso e/ou segundo as políticas de formação de professores presentes em cada país.
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