BNC-FORMAÇÃO E OS CURSOS DE LICENCIATURAS

entraves e riscos para formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64648

Palavras-chave:

BNC-Formação, Formação Inicial, Currículo

Resumo

Este artigo faz uma análise crítica sobre a implementação da reforma curricular da educação básica referendada pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC no ensino médio e sua relação direta com a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Tem como referência o marco teórico publicado em revistas e periódicos científicos, desde as iniciativas de implementação da política nos sistemas públicos de ensino no Brasil, que impacta diretamente na formação inicial de professores. Questiona-se quais os entraves e riscos da reformulação curricular dos cursos superiores de licenciatura em Matemática e Física a partir da implementação da BNC-Formação? Do ponto de vista da metodologia, configura-se como um levantamento bibliográfico, com o intuito de sistematizar as principais discussões em torno da BNC-Formação, com ênfase nos documentos legais e na literatura contemporânea, nos anos de 2018 a 2021. O estudo está dividido em quatro partes, a primeira discorre sobre a BNCC no Ensino Médio; a segunda reflete sobre as críticas relacionadas à proposta de implementação da Base para os cursos de licenciaturas; a terceira analisa as possíveis implicações desta proposta para a formação inicial de professores e a quarta apresenta as considerações finais. A intenção é contribuir no campo de conhecimento na área de política e gestão educacional e sua estreita relação com a formação dos futuros professores da educação básica, bem como na ampliação da discussão sobre a organização curricular dos cursos de licenciatura nas instituições públicas de ensino superior.

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Biografia do Autor

Ana Paula Monteiro de Moura, Instituto Federal do Piauí, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí e Professora na mesma insituição.

Leia Soares da Silva, Instituto Federal do Piauí, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí e Professora do Instituto Federal do Piauí.

Marlúcia Lima de Sousa Meneses, Secretaria de Estado da Educação, Piauí, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí e  Professora da Rede Estaduial de Ensino do Piauí.

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Publicado

14-03-2023 — Atualizado em 07-06-2023

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Como Citar

MOURA, A. P. M. de .; SILVA, L. S. da .; MENESES, M. L. de S. BNC-FORMAÇÃO E OS CURSOS DE LICENCIATURAS: entraves e riscos para formação inicial de professores. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–13, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.64648. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64648. Acesso em: 2 dez. 2024.