PENSAR O CÓDIGO DISICPLINAR

possibilidades de recomposição do mosaico curricular das disciplinas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.65426

Palavras-chave:

Código Disciplinar, Currículo, Disciplinas Escolares

Resumo

Este trabalho analisa, os fundamentos da formação da categoria Código Disciplinar no pensamento de Raimundo Cuesta Fernández e as suas possibilidades investigativas que partindo da História se estendem a outras disciplinas no exercício de pensar as construções curriculares. Na primeira parte, examina-se a formação da categoria Código Disciplinar realizada por Cuesta Fernández desde os trabalhos de Ivor Goodson, André Chervel e Ulf Lundgren. Na segunda parte, analisam-se dissertações e teses que se serviram dessa categoria em suas investigações, seja na disciplina de História, seja em outras disciplinas. Para tanto, é realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo comparativo do levantamento realizado na plataforma de dados que compõem o acervo do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Como resultado, constata-se o potencial elucidativo exercido pelo Código Disciplinar em face das apropriações dos pesquisadores brasileiros de aspectos dessa categoria em suas averiguações. Não obstante, verifica-se que o emprego adequado do Código Disciplinar exige a compreensão da sutil trama intersubjetiva e dialética entre as ações dos sujeitos nas escolas em contraste com os anseios políticos, sociais e econômicos da sociedade ao longo do tempo. Por fim, averigua-se que a apropriação do Código Disciplinar confere a imprescindibilidade de constituição de um arco temporal analítico que construa um quadro sinótico da realidade das práticas educativas.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora da Universidade Estadual de Londrina. 

Luciana de Aquino, Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Professora Rede Municipal de Ensino de Ourinhos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

15-03-2023

Como Citar

OLIVEIRA, S. R. F. de; AQUINO, L. de. PENSAR O CÓDIGO DISICPLINAR: possibilidades de recomposição do mosaico curricular das disciplinas escolares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–18, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.65426. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/65426. Acesso em: 20 abr. 2024.