CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO

o que os alunos fazem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64673

Palavras-chave:

Currículo, Pandemia, Educação Transformadora

Resumo

Este artigo versa sobre as construções curriculares que emergiram ao longo da pandemia de Covid 19 e que devem ser retomadas no retorno às atividades acadêmicas presenciais. Apresenta um caso desenvolvido em uma instituição de ensino superior  brasileira envolvendo diversos atores em busca de respostas a desafios reais enfrentados por instituições públicas. Assume abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso com produção de dados envolvendo diversas fontes documentais e narrativa.  Apoia-se teoricamente em  Dewey (1979) Sacristán (1998), Peres-Gomes (1998) e Freire (1997). A análise  apresentada busca, a um só tempo, explorar as possibilidades da construção de um currículo em ação fortemente comprometido com o diagnóstico e busca de soluções de problemas reais da comunidade e a prática da pesquisa acadêmica também comprometida com dimensões políticas e sociais. Conclui-se que as instituições de ensino enfrentaram os desafios de, sem perder o compromisso com a produção do conhecimento, superar a pandemia com seus melhores instrumentos: a sabedoria e a coesão social são um atributo do seu currículo na ação, participativo e vivo. 

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Biografia do Autor

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor da mesma instituição.

Maria da Graça Moreira Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da mesma instituição.

Tatiana Soster, Fundação Getulio Vargas, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora e Coordenadora da Escola de Políticas Públicas e Governo da da Fundação Getulio Vargas.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

ALMEIDA, F. J. de .; SILVA, M. da G. M.; SOSTER, T. CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO: o que os alunos fazem. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. ’1–14, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64673. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64673. Acesso em: 22 dez. 2024.