CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO - CONSED

perfil institucional e alinhamentos com internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53976

Palavras-chave:

Internacionalização, Currículo, Mercado

Resumo

O objetivo, no trabalho, é identificar o perfil do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED e relações de aproximação da entidade com racionalidades da internacionalização dos currículos, sobretudo no que tange ao Ensino Médio. Nesse sentido, apresentam-se aspectos da trajetória de atuação e protagonismos do Conselho, sua composição técnica e política e apontam-se elementos de alinhamento institucional com movimentos pela internacionalização. A exploração dos dados primários é feita pelo acesso a textos disponíveis em sites institucionais e documentos que discutem, de alguma forma, tópicos relacionados aos objetivos e projetos da referida entidade. Conclui-se que o CONSED se mostra comprometido com a perspectiva da internacionalização, atuando de braços dados com setores privados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas -ICCP - Havana - Cuba. Professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE no mesmo Centro.

Referências

AGUIAR, Andrea Moura de Souza. O recurso às escolas internacionais como estratégia educativa de famílias socialmente favorecidas. 2007. 241f. Tese (Doutoramento em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: UFMG, 2007.

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Reformas conservadoras e a nova educação: orientações hegemônicas no MEC e no CNE. Campinas: Educação e Sociedade, v.40, 2019.

AGUIAR, Márcia Ângela. O Conselho Nacional de Secretários de Educação na reforma educacional do governo FHC. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 72-89, set. 2002.

AMORIM, Marina Alves. Educação dos Brasileiros e o Estrangeiro: breve histórico da internacionalização dos estudos no Brasil. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies. vol. 1, n.1, Set, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO CONSED. Portal oficial. Disponível em: http://www.consed.org.br/. Acesso em: 10 abril.2020.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO. Estatuto do Conselho Nacional de Secretários da Educação. CONSED, 2001.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO. Estudantes acompanham encontro da Frente de Currículo e Ensino Médio. Vídeo institucional. CONSED, 2020. Disponível em http://www.consed.org.br/consed/gt-ensino-medio. Acesso em: 21.abr.2020.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO. Formação Continuada de Professores: Contribuições da Literatura Baseada em Evidências. CONSED, Relatório de Pesquisa, Junho, 2017.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO. I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – CONSED 2015, em Florianópolis-SC. Portal CONSED: 2020. Disponível em: http://www.consed.org.br/reuniao/i-reuniao-ordinaria-do-conselho-nacional-de-secretarios-estaduais-de-educacao-consed-2015-em-florianopolis-sc. Acesso em 20 abr.2020.

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da Educação Básica no Brasil: limites e perspectivas. Campinas: Educação e Sociedade, v. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007.

FARIA, Geniana Guimarães. Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

LEAL, Fernanda Geremias; MORAES, Mário César Barreto. Internacionalização curricular no contexto do Sul-global. XVI Colóquio Internacional de Gestión Universtária - CIGU. Peru/Arequipa, 2016. Anais... Peru/Arequipa, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/171005/OK%20-%20103_00376.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 18 ago. 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v.46 n.159, p.38-62 jan./mar, 2016.

MACIEL Ana Paula Brito; ALARCON Anderson de Oliveira e GIMENES, Éder Rodrigo. Partidos políticos e espectro ideológico: parlamentares, especialistas, esquerda e direita no Brasil. Revista Eletrônica de Ciência Política, vol. 8, n. 3, 2017.

MARANHÃO, Efrem de Aguiar. O papel do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) no cenário educacional do País. Centro de Informações e Biblioteca em Educação – CIBEC, Brasília/DF, 2000. Disponível em: download.inep.gov.br/.../cibec/pce/2000/papel_consed_cenario_educacional_pais.doc. Acesso em: 10 jun. 2018.

NOGUEIRA, Maria Alice. Uma dose de Europa ou Estados Unidos para cada filho: estratégias familiares de internacionalização dos estudos. Pro-posições, Campinas, v.9, n.1(25), p.113-131, mar, 1998.

THIESEN, Juares S. Atuação e alinhamentos do Conselho Nacional de Secretários de Educação? CONSED com movimentos pela internacionalização da educação. Cadernos de Educação -UFPEL (online), v. 1, 2020. p. 175-192.

THIESEN, Juares S. CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: convergências com o discurso educacional global em contextos de internacionalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, 2019. p. 420-436.

THIESEN, Juares S. Internacionalização dos currículos na Educação Básica: concepções e contextos. Revista e-Curriculum, PUCSP, v. 15, p. 991, 2017.

THIESEN, Juares S. POLÍTICAS CURRICULARES, EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, INTERNACIONALIZAÇÃO: aproximações e convergências discursivas. Educação E Pesquisa, v. 45, p. 1-16, 2019.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

THIESEN, J. da S. CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO - CONSED: perfil institucional e alinhamentos com internacionalização . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 923–934, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53976. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/53976. Acesso em: 18 nov. 2024.