EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS (IM)POSSIBILIDADES PARA AS JUVENTUDES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.72323

Palavras-chave:

Educação Integral, Currículo, Juventudes, Escola

Resumo

O texto resulta de sistematização da conferência apresentada na mesa temática: Educação Integral e as (im)possibilidades para as juventudes, durante o XI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares - VII Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas e IV Simpósio da Região Nordeste, evento realizado em João Pessoa em outubro de 2024. No trabalho, busco demonstrar que a escolarização básica e das juventudes em perspectiva integral no Brasil, esteve e ainda se mantém associada à ideários de formação humana, disputando espaços e projetos entre outros interesses sociais, especialmente das forças liberais que veem e projetam a juventude como um ativo para o mercado e a vida produtiva. Com esse propósito, inicialmente situo a educação integral no conjunto das abordagens que a concebem como alternativa para outro mundo possível, para em seguida destacar projetos de educação integral dirigidos às juventudes que desafiaram e seguem desafiando forças de um modelo social marcado por interesses predominantemente econômicos, no qual o sentido público da educação vai sendo deslocado para um serviço de natureza privada. Concluo defendendo que as utopias da formação humana integral precisam ser recolocadas nos termos das lutas concretas, bem situadas, articulando-se concepções teóricas com estratégias de ocupação dos espaços políticos, lá onde são tomadas as decisões mais substantivas.

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Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas, Cuba. Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina  e da Universidade do Planalto Catarinense.

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Publicado

17-03-2025

Como Citar

THIESEN, J. da S. EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS (IM)POSSIBILIDADES PARA AS JUVENTUDES. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e72323, 2025. DOI: 10.15687/rec.v18i1.72323. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/72323. Acesso em: 31 mar. 2025.