Competências da Função de Controller em Hotéis de Grande Porte da Região Metropolitana do Recife
Palavras-chave:
Controladoria, Competências do Controller, Isomorfismo MiméticoResumo
Objetivo: Analisar a presença de isomorfismo mimético em competências associadas à função de controller, em hotéis de grande porte localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR), Pernambuco, Brasil, membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Pernambuco-ABIHPE).
Fundamento: A Teoria Institucional aborda a contextualização de fluxos e intercâmbios entre processos e procedimentos em distintas organizações, pregando que são decorrentes de crenças e normas compartilhadas, quando as organizações se modelam entre si. As competências estão sendo muito estudadas porque têm reflexos diretos e indiretos sobre o desempenho organizacional e dos profissionais.
Método: A pesquisa considerou 61 competências associadas à função de controller distribuídas em três categorias (técnicas, de negócios e sociais). Foram considerados dois grupos distintos de variáveis: competências referentes à função de controller e fatores de agrupamento em três aspectos distintos: a) categoria dos hotéis ou estrelas; b) pertencer ou não a um grupo empresarial; c) possuir ou não o cargo de controller. Usou-se questionário específico como base para entrevista estruturada presencial.
Resultados: Foi utilizado o Teste de Mann-Whitney U e os resultados demonstraram evidências significativas de isomorfismo mimético entre os hotéis analisados, pois as competências dos controllers são bastante semelhantes entre si nas três categorias analisadas.
Contribuições: O papel do controller é multidisciplinar e muito importante nas organizações atuais, em especial no setor hoteleiro, que precisa atender a detalhes e alta qualidade nos serviços prestados. Conhecer as competências que estão sendo requeridas para este profissional contribui para mais conhecimento da área na gestão organizacional.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.