ANA NOGUEIRA BATISTA

UMA ESCRITORA CEARENSE DE ALMA ENAMORADA, MAS QUE SOFREU OSTRACISCMO LITERÁRIO

Auteurs-es

Mots-clés :

Poesia, Autoria Feminina, Ana Nogueira Batista

Résumé

Este artigo discute a produção literária de autoria feminina, tomando como estudo a poesia de uma escritora cearense que foi ostracizada, com o passar do tempo, pela historiografia e pelo cânone literário brasileiros: Ana Nogueira Batista. Tem como objetivo dar visibilidade à produção literária dela e analisar três poemas seus, evidenciando aspectos estilísticos e literários próprios da autora, a partir de uma abordagem interpretativa. Para tanto, elaboramos uma metodologia que consistiu primeiramente no levantamento da fortuna crítica dessa poetisa em estudo, depois na leitura e discussão de textos, de modo a nos possibilitar a interpretação de seus poemas. Posto isto, nosso constructo teórico adotou como base os estudos de Castro (2019), Schumaher (2000), Macedo (2014) e Barreira (1948), que nos ofereceram aspectos importantes sobre a vida de Ana Nogueira Batista; dialogamos também com Bosi (2015), Del Priore (2013), Xavier (1998) e Pinheiro (2021), que nos ajudaram a discutir, no âmbito da escrita, a complexa realidade que constitui o fazer literário de autoria feminina.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria do Socorro Pinheiro, UECE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006), Doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2015) e Pós- Doutorado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu FECLI/UECE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura popular, poesia erótica, lírica feminina. É docente permanente do Mestrado interdisciplinar em História e Letras MIHL/UECE.

Téléchargements

Publié-e

2024-03-08

Comment citer

Pinheiro, M. do S. (2024). ANA NOGUEIRA BATISTA: UMA ESCRITORA CEARENSE DE ALMA ENAMORADA, MAS QUE SOFREU OSTRACISCMO LITERÁRIO. Revista LiteralMENTE, 4(Especial), 62–75. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/68895

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ “ESCRITORAS NORDESTINAS OFUSCADAS PELO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO"