EMOÇÃO E COGNIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTADOS
Palavras-chave:
Altas habilidades/superdotação, Cognição, EmoçãoResumo
Aspectos cognitivos e emocionais no desenvolvimento de alunos com altas habilidades/ superdotados é o tema central deste artigo. As discussões empreendidas foram embasadas pelo estudo de caso das implicações desses aspectos no cotidiano de alunos de ensino médio. O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um processo investigativo que buscou analisar, compreender e interpretar as implicações dos aspectos emocionais e cognitivos no desenvolvimento de alunos superdotados, a partir dos discursos e vivências cotidianas deles, além de descobrir o lugar da emoção no desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades. A metodologia utilizada na pesquisa foi a quanti/qualitativa de caráter misto complementar, pelo método estudo de caso, para o qual foram utilizadas a técnica de entrevista semi-estruturada, para a coleta dos dados, a técnica de análise de conteúdo para a análise dos mesmos, além do questionário. Os resultados apontaram para: a necessidade de apoio profissional especializado para os alunos pesquisados no que concerne ao seu estado emocional; de repensar o currículo de forma a contemplar os diversos aspectos e saberes fundamentais ao desenvolvimento de alunos superdotados; de capacitar os profissionais educadores envolvidos no processo de desenvolvimento de superdotados; além de sensibilizar os pais, no sentido de despertar o interesse em conhecer as dimensões da superdotação a fim de contribuírem para o processo educativo de seus filhos. Concluiu-se que a emoção ocupa um lugar primordial para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de alunos superdotados e, juntamente com a dimensão cognitiva, atua como elemento mediador desse processo.Downloads
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Publicado
10.11.2011
Como Citar
CUNHA, A. M. D. S. EMOÇÃO E COGNIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTADOS. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 107–122, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/10962. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos