MOMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO/ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (NE)

Autores

  • Edilania Reginaldo Alves

Palavras-chave:

Concepção de Educação, Trajetória Histórica, Educação Especial

Resumo

A escola tem se caracterizado por uma visão de educação que delimita seu acesso como privilégio de um grupo, no entanto, o que poderia ter impulsionado a extensão do acesso à educação, sobretudo à instituição escolar, a grupos até então excluídos, como os pobres e pessoas com Necessidades Especiais (NE)? Nessa perspectiva, este artigo se fundamenta na análise do contexto em que o acesso a tais instituições foram expandidas, discutindo que tipo de educação precisou ser valorizada em cada momento histórico, bem como também, a forma pela qual a sociedade em suas diferentes organizações tratavam aqueles que nasciam ou eram acometidos por algum tipo de NE. Diante dessas considerações, para investigarmos esta problemática, utilizamos como proposta metodológica a abordagem qualitativa. Ao longo do estudo, nota-se que as práticas e concepções segregativas que marcam a existência das pessoas com NE, são condicionadas pela materialidade, e a própria expansão das oportunidades educacionais busca muito mais atender as necessidades do capital do que o caráter educativo, já que, são voltadas principalmente às necessidades de adaptação acrítica dos indivíduos exigida pelo incremento do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03.07.2013

Como Citar

ALVES, E. R. MOMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO/ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (NE). Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 179–196, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/16356. Acesso em: 19 nov. 2024.