MOMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO/ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (NE)

Autores

  • Edilania Reginaldo Alves

Palavras-chave:

Concepção de Educação, Trajetória Histórica, Educação Especial

Resumo

A escola tem se caracterizado por uma visão de educação que delimita seu acesso como privilégio de um grupo, no entanto, o que poderia ter impulsionado a extensão do acesso à educação, sobretudo à instituição escolar, a grupos até então excluídos, como os pobres e pessoas com Necessidades Especiais (NE)? Nessa perspectiva, este artigo se fundamenta na análise do contexto em que o acesso a tais instituições foram expandidas, discutindo que tipo de educação precisou ser valorizada em cada momento histórico, bem como também, a forma pela qual a sociedade em suas diferentes organizações tratavam aqueles que nasciam ou eram acometidos por algum tipo de NE. Diante dessas considerações, para investigarmos esta problemática, utilizamos como proposta metodológica a abordagem qualitativa. Ao longo do estudo, nota-se que as práticas e concepções segregativas que marcam a existência das pessoas com NE, são condicionadas pela materialidade, e a própria expansão das oportunidades educacionais busca muito mais atender as necessidades do capital do que o caráter educativo, já que, são voltadas principalmente às necessidades de adaptação acrítica dos indivíduos exigida pelo incremento do capital.

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Publicado

03.07.2013

Como Citar

ALVES, E. R. MOMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO/ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (NE). Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 179–196, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/16356. Acesso em: 29 mar. 2024.