A EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO PORTUGAL DO SÉCULO XVI: UM ESTUDO A PARTIR DA RELIGIOSIDADE, SOCIEDADE E CULTURA

Autores

  • Natália Cristina Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Célio Juvenal Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Sezinando Luís Menezes

Palavras-chave:

Educação jesuítica, Religiosidade, Educação, Cultura.

Resumo

Este artigo tem por objetivo explanar sobre a educação jesuítica no panorama do século XVI em seus aspectos sociais, culturais, educacionais e religiosos. Contemplamos questões que dizem respeito ao contexto histórico-cultural lusitano e ao desenvolvimento da sociedade portuguesa. A religião e a religiosidade quinhentista também são abordados como forma de compreensão para aquela sociedade e, consequentemente, seus reflexos no Brasil colônia; partindo do pressuposto que no século XVI ser português era ser católico. E, por fim, analisamos, ainda, algumas questões acerca dos reis daquele século, em suma, da conjuntura política em questão, para auxiliar na compreensão de algumas decisões da Coroa. Entendemos que não há como estudarmos a história da educação na América portuguesa bem como o desenvolvimento da ciência moderna na Europa, se não falarmos e considerarmos os feitos dos inacianos. A presença jesuíta foi fundamental na propagação das ideias e desenvolvimento das técnicas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Cristina Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa interinstitucional Educação, Cultura e História: Brasil, séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA); do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) e do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC/UENP - CCP). Possui Especialização em Políticas Públicas para a Educação e Especialização em Educação Especial e Inclusiva, ambos pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio (UENP - CCP). Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2010), pela mesma Universidade. Tem experiência na área da Educação.

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Maringá, dos cursos e Pedagogia nas modalidades presencial e a distância e do mestrado e doutorado em Educação. É coordenador adjunto do curso de graduação em Pedagogia a Distância. A área de pesquisa em que atua é Educação, Cultura e História do Brasil Colonial, escrevendo artigos, apresentando trabalhos em eventos, orientando na graduação, mestrado e doutorado. Participa do grupo de pesquisa interinstitucional Educação, Cultura e História: Brasil, séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA) e do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá.

Sezinando Luís Menezes

Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1986), mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1992) e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1999). Professor associado do Departamento de História e do programa de pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de História do Império Português da época moderna e História da América portuguesa, estudando os seguintes temas: colonização, escravidão, jesuítas, engenhos, cristãos-novos e Antonio Vieira.

Referências

BARATA, Maria do Rosário Themudo. Portugal e a Europa na Época Moderna. 2000. In: MATTOSO, José. [et al] TENGARRINHA, José (Org.). História de Portugal. Bauru, SP: EDUSC; São Paulo, SP: UNESP; Portugal, PO: Instituto Camões, 2000.

BLACK, Christopher F. A sociedade. 2006. In: CAMERON, Euan (Coord.). O século XVI: História da Europa. Porto: Humbertipo, 2006.

CAMERON, Euan. O turbilhão da fé. 2006. In: CAMERON, Euan (Coord.). O século XVI: História da Europa. Porto: Humbertipo, 2006.

COSTA, Célio Juvenal. A Companhia de Jesus: racionalidade e civilização. Anais do Grupo de Estudos dos Processos Civilizadores. Universidade Estadual de Londrina. 2009. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais9/artigos/mesa_redonda/art10.pdf. Acesso realizado em: 24.03.2014.

________, Célio Juvenal. A racionalidade jesuítica em tempos de arredondamento do mundo: o Império Português (1540-1599). Tese de Doutoramento. Piracicaba: Unimep, 2004.

________, Célio Juvenal. Fontes Jesuítas e a Educação Brasileira. In: COSTA, Célio Juvenal. MELO, José Joaquim Pereira. FABIANO, Luiz Hermenegildo (org.). Fontes e Métodos em História da Educação. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p. 193-214.

DIAS, José Sebastião da Silva. Os Descobrimentos e a Problemática Cultural do Século XVI. Lisboa: Editorial Presença, 1973.

KANTOROWICZ, Ernst. Os dois corpos do rei: um estudo sobre teologia política medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PAIVA, José Maria de. Colonização e Catequese. São Paulo: Arké, 2006.

_______, José Maria. Religiosidade e Cultura Brasileira: séculos XVI - XVII. Maringá: Eduem, 2012.

RODRIGUES, Francisco. História da Companhia de Jesus na Assistência de Portugal. Tomo I – Volume I. Pôrto: Apostolado da Imprensa, 1931a.

Downloads

Publicado

14.03.2016

Como Citar

OLIVEIRA, N. C.; COSTA, C. J.; MENEZES, S. L. A EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO PORTUGAL DO SÉCULO XVI: UM ESTUDO A PARTIR DA RELIGIOSIDADE, SOCIEDADE E CULTURA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 83–102, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/27755. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação