A EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO PORTUGAL DO SÉCULO XVI: UM ESTUDO A PARTIR DA RELIGIOSIDADE, SOCIEDADE E CULTURA
Palavras-chave:
Educação jesuítica, Religiosidade, Educação, Cultura.Resumo
Este artigo tem por objetivo explanar sobre a educação jesuítica no panorama do século XVI em seus aspectos sociais, culturais, educacionais e religiosos. Contemplamos questões que dizem respeito ao contexto histórico-cultural lusitano e ao desenvolvimento da sociedade portuguesa. A religião e a religiosidade quinhentista também são abordados como forma de compreensão para aquela sociedade e, consequentemente, seus reflexos no Brasil colônia; partindo do pressuposto que no século XVI ser português era ser católico. E, por fim, analisamos, ainda, algumas questões acerca dos reis daquele século, em suma, da conjuntura política em questão, para auxiliar na compreensão de algumas decisões da Coroa. Entendemos que não há como estudarmos a história da educação na América portuguesa bem como o desenvolvimento da ciência moderna na Europa, se não falarmos e considerarmos os feitos dos inacianos. A presença jesuíta foi fundamental na propagação das ideias e desenvolvimento das técnicas educacionais.Downloads
Referências
BARATA, Maria do Rosário Themudo. Portugal e a Europa na Época Moderna. 2000. In: MATTOSO, José. [et al] TENGARRINHA, José (Org.). História de Portugal. Bauru, SP: EDUSC; São Paulo, SP: UNESP; Portugal, PO: Instituto Camões, 2000.
BLACK, Christopher F. A sociedade. 2006. In: CAMERON, Euan (Coord.). O século XVI: História da Europa. Porto: Humbertipo, 2006.
CAMERON, Euan. O turbilhão da fé. 2006. In: CAMERON, Euan (Coord.). O século XVI: História da Europa. Porto: Humbertipo, 2006.
COSTA, Célio Juvenal. A Companhia de Jesus: racionalidade e civilização. Anais do Grupo de Estudos dos Processos Civilizadores. Universidade Estadual de Londrina. 2009. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais9/artigos/mesa_redonda/art10.pdf. Acesso realizado em: 24.03.2014.
________, Célio Juvenal. A racionalidade jesuítica em tempos de arredondamento do mundo: o Império Português (1540-1599). Tese de Doutoramento. Piracicaba: Unimep, 2004.
________, Célio Juvenal. Fontes Jesuítas e a Educação Brasileira. In: COSTA, Célio Juvenal. MELO, José Joaquim Pereira. FABIANO, Luiz Hermenegildo (org.). Fontes e Métodos em História da Educação. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p. 193-214.
DIAS, José Sebastião da Silva. Os Descobrimentos e a Problemática Cultural do Século XVI. Lisboa: Editorial Presença, 1973.
KANTOROWICZ, Ernst. Os dois corpos do rei: um estudo sobre teologia política medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
PAIVA, José Maria de. Colonização e Catequese. São Paulo: Arké, 2006.
_______, José Maria. Religiosidade e Cultura Brasileira: séculos XVI - XVII. Maringá: Eduem, 2012.
RODRIGUES, Francisco. História da Companhia de Jesus na Assistência de Portugal. Tomo I – Volume I. Pôrto: Apostolado da Imprensa, 1931a.