REPENSANDO O PROCESSO DE INSERÇÃO DE LICENCIANDOS À DOCÊNCIA: IMPLICAÇÕES DE PROPOSTAS RECENTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Palavras-chave:
Inserção à docência, Formação inicial de professores, Programas formativosResumo
No presente artigo tem-se como objetivo debater e repensar questões acerca do processo de inserção à docência. Tomando como ponto de partida a configuração dos cursos de licenciatura no Brasil, principalmente no que se refere ao modo de condução de licenciandos à aprendizagem do ofício in loco, este estudo apresenta as implicações das novas propostas e ações políticas na tentativa de superação de desafios que comprometem a qualidade da atuação de futuros professores no exercício da profissão. A pesquisa utiliza-se de literatura da área e de um estudo de caso que pontua as potencialidades de um programa de incentivo à docência. Como parte dos resultados, evidencia-se a necessidade de investimento em iniciativas que se direcionem ao fortalecimento da parcela prática de formação.Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 145, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da Educação Básica em cursos de nível superior. Brasília, DF, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/basica.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2013.
CAPES. Chamada pública para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Edital CAPES/DEB Nº 02/2009 – PIBID. Brasília, DF, 2009. Disponível em:<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital02_PIBID2009.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2013.
GATTI, Bernardete Angelina. A prática pedagógica como núcleo do processo de formação de professores. In: GATTI, Bernardete Angelina. et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013, p. 95-106.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GATTI, Bernardete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa (Orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seu currículo; relatório de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008.
GUARNIERI, Maria Regina. O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In: GUARNIERI, Maria Regina (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 5-23.
NÓVOA, Antonio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PÉREZ-GÓMES, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Os professores e sua formação. Tradução de Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José Antônio Tavares. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 93-114.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SANT’ANNA, Flávia Maria. Nove habilidades técnicas de ensino. In: SANT’ANNA, Flávia Maria. Microensino e Habilidades Técnicas do Professor. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979, p. 19-48.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de; LONGHIN, Rayana Silveira Souza. A constituição da identidade e dos saberes docentes: o projeto PIBID em foco. CAMINE: Caminhos da Educação, vol. 4, n. 2, p. 1-12, 2012.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc., Campinas: CEDES, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.