REPENSANDO O PROCESSO DE INSERÇÃO DE LICENCIANDOS À DOCÊNCIA: IMPLICAÇÕES DE PROPOSTAS RECENTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Inserção à docência, Formação inicial de professores, Programas formativos

Resumo

No presente artigo tem-se como objetivo debater e repensar questões acerca do processo de inserção à docência. Tomando como ponto de partida a configuração dos cursos de licenciatura no Brasil, principalmente no que se refere ao modo de condução de licenciandos à aprendizagem do ofício in loco, este estudo apresenta as implicações das novas propostas e ações políticas na tentativa de superação de desafios que comprometem a qualidade da atuação de futuros professores no exercício da profissão. A pesquisa utiliza-se de literatura da área e de um estudo de caso que pontua as potencialidades de um programa de incentivo à docência. Como parte dos resultados, evidencia-se a necessidade de investimento em iniciativas que se direcionem ao fortalecimento da parcela prática de formação.

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Biografia do Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual Paulista

Pedagoga e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, vinculada à linha de pesquisa “Formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas”. Bolsista CNPq. E-mail: nathytamaio@hotmail.com

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Publicado

03.03.2014

Como Citar

SOUZA, N. C. A. T. de. REPENSANDO O PROCESSO DE INSERÇÃO DE LICENCIANDOS À DOCÊNCIA: IMPLICAÇÕES DE PROPOSTAS RECENTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 29–44, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/17808. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas