REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTO
Palavras-chave:
Leitura literária. Autonomia. Zona de Desenvolvimento Proximal.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância do ato da leitura literária para o desenvolvimento da criança. Possui como base a teoria histórico-cultural de Vygotsky. O sentido atribuído pela criança ao texto depende da sua experiência histórica, social e cultural. O ato de ler livros de literatura transforma as crianças em pessoas autônomas, capazes de fazer reflexões e elaborar diálogos complexos, porém, para que a criança leia e escreva por vontade própria, deve sentir a necessidade. A escola tem a importante missão de fazer com que a criança sinta a necessidade da leitura e da escrita. A leitura gera a aprendizagem e, portanto, contribui para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando o aprimoramento do que Vygotsky denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Atua na complexificação e nas funções intrapsíquicas. Trata-se de atividades importantes para o desenvolvimento da mente, pois o cérebro não é um sistema de funções que não se alteram; ao contrário, constitui um sistema que apresenta grande plasticidade, que vai sendo moldado ao longo da história do indivíduo, pela forma como o sujeito lê o mundo e se desenvolve.Downloads
Referências
BAJARD, E. Da escuta de textos à leitura, São Paulo, Cortez, 2007.
BAKHTIN, M (2006). Marxismo e filosofia da linguagem. (2. ed.). São Paulo: Hucitec (Trabalho original publicado em 1929).
BEATÓN, G. A. La persona no enfoque histórico cultural. São Paulo: Linear B, 2005.
CAVALCANTE, M. C. B, MENDONÇA, M. SANTOS, C. F. Diversidade textual: Os gêneros na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica , 2007
CANDIDO, A. A Literatura e a Formação do Homem. Revista do Departamento de Teoria Literária, ISBN 103-183X, Campinas: Unicamp, 1999.
CHIAPPINI, L. (coord. Geral); GERALDI, J. W. (coord). Aprender e ensinar com textos dos alunos, São Paulo: Marca d’água, 1995.
Clark,C, Rumbold, K. Reading for Pleasure: A research Overview, National literacy Trust, 2006.
FIGUEIREDO, L. I. B. Gêneros discursivos/textuais e cidadania: um estudo comparativo entre os PCN e os Parâmetros em ação. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem)– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
FOUCAMBERT, J. A leitura em questão, Porto Alegre: Artes Médicas,1994.
GÓES, L. P. Olhar de Descoberta. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2005.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.
LURIA, A, R; YUDOVICH, F. I. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
MORAES, J. A arte de ler. São Paulo, ed. Da UNESP, 1994.
NEVES, Iara(org.) Ler e escrever: um compromisso em todas as áreas. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2000.
PEREIRA, M. E. M.; SOUSA, L. S. S; KIRCHOF, E. R. Literatura infanto-juvenil, editora Intersaberes, Curitiba, PR, 2012.
SOUZA, R. A. Teoria da literatura. São Paulo: ática, 2000.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, Paperback, London, England, 1978.
__________. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2007.
__________. L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2005.
_________. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.