Escultura: interação educativa e desenvolvimento local

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Palavras-chave:

Educação, Sociedade

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a ideia de que toda interação com a arte, em especial as esculturas, pode propiciar o desenvolvimento da sensibilidade, percepção. Verifica-se também nos textos acadêmicos, poucas discussões sobre a importância do contato com obras de arte no cotidiano da população como forma de aquisição do conhecimento. As pesquisas encontradas se voltam mais para a educação formal e, na maioria das vezes, para o levantamento de obras existentes. Nesse sentido, buscar-se-á destacar a importância de se familiarizar com os objetos artísticos, dado que a arte é entendida como área de conhecimento, visando ao pensamento crítico, necessário à mudança da população, tornando-a capaz de se transformar e transformar o local onde vive. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que permite compreender os pressupostos teóricos sobre a escultura como experiência educativa.

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Biografia do Autor

Carime Zunzarren, Centro Universitário UNA

Mestranda em Gestão Social Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, Escultora, Professora na Escola de Design UEMG

Alexandra Nascimento Passos, Centro Universitário UNA

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil (2012), professora do Centro Universitário UNA

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Publicado

14.03.2016

Como Citar

ZUNZARREN, C.; PASSOS, A. N. Escultura: interação educativa e desenvolvimento local. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 24–41, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/25224. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação