AVALIAÇÕES DA PRÁTICA EDUCATIVA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO ESTÁGIO
Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem Escolar, Sujeitos da Aprendizagem, Ensino de Química.Resumo
Este artigo discute a “Avaliação da aprendizagem escolar”. Os dados da pesquisa foram coletados através de observações feitas em uma escola pública de Ensino Médio, campo de estágio, no segundo semestre de 2014. A investigação se inseriu no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado de Observação II, realizada na 6ª fase do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza-Habilitação Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus São José. Além de compreender como os alunos eram avaliados no ensino de Química, busquei analisar como percebiam as práticas avaliativas. Os dados dessa pesquisa foram obtidos a partir dos registros das observações das aulas e da aplicação com os alunos de um questionário de questões abertas e fechadas, com intuito de verificar como a avaliação da aprendizagem interfere no processo escolar, analisando também o que os alunos pensavam a respeito deste processo. Além disso, realizei uma entrevista com a professora de Química, com o objetivo de analisar a concepção dela sobre a própria prática de avaliação, sua importância, e como ela vê os alunos durante este processo, e fiz a análise documental do plano de aula. A sustentação teórica foi embasada no referencial de avaliação que defende a modalidade formativa, Scocuglia (2014), Carneiro (2012), Paro (2002, 2010), Moretto (2003, 2005), Hoffmann (1998), Luckesi (1984, 2005) e Freire (1987). Os principais resultados apontam que a avaliação ainda é vista como um grande desafio para os alunos e professores, que se deparam constantemente com a dificuldade de transformá-la num processo que não seja apenas mecânico e sem significado para o aprimoramento da aprendizagem. Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem Escolar; Sujeitos da Aprendizagem; Ensino de Química.Downloads
Referências
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