O Caso de Ensino no Contexto Remoto: a experiência da disciplina de Geopolítica e Segurança

Autores/as

  • Elia Cia Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Augusto W. M. Teixeira Junior Universidade Federal da Paraíba
  • Cristina Carvalho Pacheco Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n2.61045

Palabras clave:

caso de enseñanza, geopolítica, relaciones internacionales, seguridade internacional, aprendizaje remoto

Resumen

¿Cómo mejorar la participación de los estudiantes en el aula, específicamente ante los desafíos impuestos en el contexto del aprendizaje a distancia? Los casos de enseñanza crean estructuras que permiten el análisis de hechos de la realidad internacional, basados ​​en la aplicación de conceptos teóricos. Constituyen una estrategia de enseñanza activa ampliamente utilizada en las áreas de Derecho y Administración, con un crecimiento paulatino de los cursos de RI en Brasil, demandando un esfuerzo hacia la creación, elaboración y prueba de contenidos específicos para las disciplinas del área. Este artículo presenta el funcionamiento y resultados de una estrategia de evaluación implementada en el curso de Geopolítica y Seguridad (GPS) del curso de Relaciones Internacionales (RI) en XXXX, en 2020. Se aplicaron tres casos de estudio a lo largo del curso, enfocados en diferentes regiones geográficas y uso de la fuerza en los dominios aéreo, terrestre y marítimo. Entre los resultados, a través de una encuesta a los estudiantes, se observó que la estrategia tuvo efectos positivos en la autopercepción del aprendizaje de los conceptos teóricos discutidos a lo largo del curso. Considerando que la pandemia COVID-19 y sus efectos en Brasil generan desafíos para la participación de los estudiantes, el relato de esta experiencia puede incentivar la adopción de metodologías de enseñanza activa, tanto en contextos remotos, híbridos e incluso presenciales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elia Cia Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência Política na UFPE. Mestre em Economia pela Unicamp e bacharel em Relações Internacionais pela USP.

Augusto W. M. Teixeira Junior, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência Política na Área de Concentração de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/UFPB). Pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEX), área de Geopolítica e Estratégias Militares (2018 - 2020). Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI/UFPB /CNPq). Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (diretor financeiro, gestão 2014 - 2016). Participou de programas e cursos do U.S. Department of State (International Security and Non-Proliferation - Study Tour) e do United States Department of Defense (Strategy and Defense Policy Course - National Defense University). Palestrou em Cursos de Extensão e Congressos Acadêmicos do Ministério da Defesa (Brasil). Pesquisa na área de concentração de Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Estratégicos, Geopolítica, Defesa e Segurança Internacional, América do Sul e Métodos Qualitativos Aplicados às Relações Internacionais. Conta com artigos publicados em periódicos e comunicações em anais de congressos e periódicos sobre os temas acima citados. Autor do livro Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos (Intersaberes, 2017). Pesquisador do projeto Mísseis e Foguetes na Defesa Nacional: O Sistema Astros Como Elemento de Transformação Militar, PROCAD-DEFESA 2019. Coordenador do projeto de pesquisa Como o balanceamento da Rússia contra os Estados Unidos afeta a Balança de Poder do Entorno Estratégico Brasileiro? - CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq N 01/2016.

Cristina Carvalho Pacheco, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Ciência Política (2000) e doutorado em Ciências Sociais (2006), ambos pela Universidade Estadual de Campinas. É Professora Adjunta na Graduação e no Mestrado em Relações Internacionais, ambos na Universidade Estadual da Paraíba, e Conselheira Acadêmica do INCT-INEU. Entre 2013 e 2014 realizou seu pos doutorado na American University (CLALS), com bolsa CAPES- Fullbright. Tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas de Teoria Política e Política Internacional e Comparada, trabalhando com os seguintes temas: Instituições e Organizações Internacionais, Teoria Política e Relações Internacionais, Política Externa dos EUA.

Publicado

2022-10-24