Dossiê: DIVERSIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA
Organização:
Avelino Lima Neto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Brasil)
Gilberto Ramos Iduñate
Université Paris-Est Créteil (França)
Moisés Llopis i Arlacón
Universidad de Chile (Chile)
Pertencimento étnico-racial, capacidade, idade, origem social, regional ou nacional, identidade de gênero, orientação sexual ou neurodiversidade são alguns dos marcadores sociais de diferença que acompanham os cidadãos nos processos de qualificação profissional em instituições de Formação Profissional, Técnica e Tecnológica em todo o mundo. Quais são as práticas pedagógicas de ensino, pesquisa e extensão - muitas vezes atravessadas por experiências de inovação tecnológica e/ou internacionalização - que permitem a essas pessoas superar o estigma e lograr uma inclusão efetiva no mundo do trabalho? Quem são os educadores e como aprendem seu ofício, como se diferenciam dos professores de outras modalidades de formação ou escolarização? Quais estratégias os educadores – docentes ou não - usam para se formar continuamente sobre essas questões? Como os setores que apoiam o sucesso acadêmico - como Assistência Estudantil, a Equipe Pedagógica ou Psicológica - se relacionam com as demandas de reconhecimento desses grupos politicamente minoritários? Como os sujeitos dessas experiências de vulnerabilidade falam, escrevem e contam suas próprias histórias em relação às práticas educacionais que vivenciam e/ou às suas relações com professores e outros educadores? Como eles resistem à "inclusão excludente", à violência silenciosa - explícita ou não - que naturaliza a diferença e perpetua a vulnerabilidade? Essas são algumas das perguntas sobre as quais este dossiê se propõe a refletir, por meio de artigos de natureza teórica, relatos de experiências e/ou análises empíricas de pesquisas concluídas ou em andamento.
As submissões devem ser realizadas diretamente no site da revista. Todas as informações sobre a formatação dos textos se encontram aqui: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/about/submissions .
PRAZOS
08 de julho de 2024: publicação da chamada para o dossiê
Até 30 de agosto de 2024: recebimento dos manuscritos
Até 15 de setembro de 2024: avaliação às cegas
Até 20 de setembro de 2024: versão final dos textos a serem enviados à revista
Janeiro de 2025: publicação do dossiê