A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Carla B. Zandavalli M. Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste trabalho analisa-se a abordagem da categoria “permanência” nos periódicos da área da educação e a existência de dados empíricos que comprovem a efetiva permanência dos estudantes nos cursos de graduação no Brasil. O estudo foi desenvolvido mediante consulta aos documentos e dados agregados do Inep; à base de dados Mec-legis; aos periódicos da área da educação disponíveis no portal Periódicos e ao banco de teses e dissertações, ambos da Capes, no período de 1996 a 2011. Nos periódicos há breves menções, nos estudos sobre o acesso dos estudantes aos cursos de graduação, quanto à ausência de políticas efetivas de permanência, sem que sejam apresentados dados empíricos que a sustentem. As teses e dissertações, a partir da segunda metade dos anos 2000, enfocam com maior frequência a permanência associando-a: ao acesso e à expansão da educação superior; à inclusão de deficientes; à assistência estudantil; à evasão na graduação e evasão em cursos na modalidade a distância; às políticas de cotas e ações afirmativas; às políticas de permanência. A análise dos procedimentos de coleta para o Censo da Educação Superior evidencia a identificação de alunos, por CPF, apenas a partir da data-base 2009, momento em que se dá a possibilidade concreta da geração de dados sobre a permanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla B. Zandavalli M. Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). É professora adjunta da UFMS.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

ARAÚJO, C. B. Z. M. A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 25–43, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17778. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO