O SURGIMENTO DAS UNIVERSIDADES NO MUNDO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Este estudo analisa a origem das universidades, a história e a formação docente do professor do ensino superior desde o século XI, tendo por base: quem forma o professor universitário? Os construtos teóricos respaldam-se em obras de Minogue (1981), Papavero (1989), Cambi (1999), Masetto (1998), Silva (1992), Santos (2007), Simões (2003, 2010), Cury (2001), Gil (1997), Moreira (1997), Behrens (1998), Imbernom (1994), Zabalza (2004), Weber (2005) e outros. A primeira parte centra-se na descrição histórica das universidades e seu papel social. Na segunda parte, exploramos a origem das universidades no Brasil destacando a história das ciências no Brasil, em especial a Matemática. Em seguida, apresentamos a formação do professor do ES tendo como suporte as LDBs da Educação no Brasil, os movimentos desses docentes e as associações de classe, como a ANPED. Por fim, questionamos o papel do professor universitário e os saberes necessários à docência. Concluímos ressaltando que a sociedade, do século XXI, aporta o olhar multidirecional e multidisciplinar provocando mudanças no pensar, no sentir e agir do formador e do formando.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).