EXTENSÃO E FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Vinicius Tavano Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Resumo

O presente artigo apresenta a análise de uma pesquisa desenvolvida numa escola da cidade de São Paulo, tendo como objeto relação entre a formação continuada do professor e o desenvolvimento educacional. Privilegiou-se na pesquisa a formação oferecida por meio de convênios com instituições educacionais e universidades, em cursos de extensão optativos ou com dispensa de ponto aos professores nas modalidades presencial ou a distância. Iniciamos apontando o conceito de Formação Continuada, seus significados, finalidades e os motivos levam os profissionais a buscar uma continuidade em sua formação; em seguida, abordamos o papel da universidade neste processo, destacando sua atuação nos cursos de extensão universitária; por fim, registramos os resultados da pesquisa de campo, objetivando relacionar o montante de professores do 1º ano do Ciclo I que aderiram à formação contínua no ano letivo de 2011 com os registros internos da unidade, relativos ao desenvolvimento educacional e o processo de alfabetização dos alunos, e observamos a variação dos dados conforme o universo de professores em formação, a modalidade e a quantidade de horas em formação. A pesquisa possibilitou, também, traçar o perfil do profissional que adere à determinada modalidade de formação contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Tavano, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação Arte e História da Cultura - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Professora Adjunto III da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

TAVANO, V.; MIZUKAMI, M. da G. N. EXTENSÃO E FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 191–207, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17791. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA