EXTENSÃO E FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Resumo
O presente artigo apresenta a análise de uma pesquisa desenvolvida numa escola da cidade de São Paulo, tendo como objeto relação entre a formação continuada do professor e o desenvolvimento educacional. Privilegiou-se na pesquisa a formação oferecida por meio de convênios com instituições educacionais e universidades, em cursos de extensão optativos ou com dispensa de ponto aos professores nas modalidades presencial ou a distância. Iniciamos apontando o conceito de Formação Continuada, seus significados, finalidades e os motivos levam os profissionais a buscar uma continuidade em sua formação; em seguida, abordamos o papel da universidade neste processo, destacando sua atuação nos cursos de extensão universitária; por fim, registramos os resultados da pesquisa de campo, objetivando relacionar o montante de professores do 1º ano do Ciclo I que aderiram à formação contínua no ano letivo de 2011 com os registros internos da unidade, relativos ao desenvolvimento educacional e o processo de alfabetização dos alunos, e observamos a variação dos dados conforme o universo de professores em formação, a modalidade e a quantidade de horas em formação. A pesquisa possibilitou, também, traçar o perfil do profissional que adere à determinada modalidade de formação contínua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).