AS MÍDIAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EM SAPIRANGA, RS.
Resumo
Este artigo aborda os limites e as potencialidades do uso de mídias no ensino de História, com base nos resultados de uma pesquisa-ação realizada com turmas do 1° ano do ensino médio politécnico, no município de Sapiranga, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa visou identificar os principais efeitos (vantagens e desvantagens) do uso de mídias, em especial, filmes, blogs e sites especializados em História e Educação, no processo de ensino-aprendizagem de História, no âmbito do ensino médio politécnico. Além disso, objetivou-se promover o uso pedagógico de tecnologias e mídias durante as aulas de História; motivar e despertar o interesse dos estudantes durante as aulas e conhecer quais as mídias que oferecem mais retorno para o crescimento quantitativo e qualitativo do desempenho do estudante. As hipóteses trabalhadas estruturaram-se em torno de dois eixos: o positivo, baseado na ideia de que o uso de ferramentas pedagógicas diferenciadas, tais como as mídias, trazem importantes contribuições para a contextualização dos processos históricos e despertam o interesse e a curiosidade do estudante; e o negativo, de que o uso de mídias não garante per se melhoras significativas no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, o que favorece a incidência de simplificações de questões complexas e interpretações parciais e questionáveis.
Downloads
Referências
ABUD, Kátia Maria. A construção de uma didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História, Franca, v. 22, n. 1, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/his/v22n1/v22n1a08.pdf Acesso em 02 de Out. de 2013.
AZEVEDO, J.C, REIS, J.T. Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos
teóricos e desafios da prática. São Paulo: Moderna 2013, 1ed. Disponível em: http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A823FF41A5E013FF86039142B96 Acesso em: 25 jun 2003.
BRASIL, Senado Federal. LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf Acesso em: 25 jun 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em 02 de out. de 2013.
CACURI, Fabiana Cristina Staub. A implantação do "Ensino Médio Politécnico" no Rio Grande do Sul: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012. p. 84. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/55074/000856553.pdf?sequence=1 Acesso em 06 de Dez. de 2013.
CASTELL, MANUEL. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FERNANDES, Elisângela; SANTOMAURO, Beatriz. Aula expositiva: o professor no centro das atenções. NOVA ESCOLA, Edição 246, out. 2011. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/aula-expositiva-professor-centro-atencoes-645903.shtml?page=0# Acesso em 06 de dez. de 2013.
MACÊDO, José Emerson Tavares; SOUZA, Maria Lindaci Gomes. A charge no ensino de História. In: Anais do XIII Encontro Estadual de História - Guarabira, PB, 2006-2008. Disponível em: http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2004%20-%20Jos%C3%A9%20Emerson%20Tavares%20de%20Macedo%20TC.PDF Acesso em 06 de dez. de 2013.
MARTINS, Ana Rita. O que ensinar em História. NOVA ESCOLA, Edição 218, dez. 2008.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/passado-presente-juntos-ensinar-428266.shtml?page=0 Acesso em 06 de dez. de 2013.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Tempo. 2006, vol.11, n.21, p. 5-16. Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n21/v11n21a02.pdf Acesso em 02 de out. de 2013.
LITZ, Valesca Giordano. O uso da imagem no Ensino de História. Universidade
Federal do Paraná, Caderno Temático do Programa de Desenvolvimento
Educacional do Estado do Paraná – PDE. Curitiba, PR. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1402-6.pdf Acesso em 02 de out.
de 2013.
PEREIRA, Sueli Menezes. Implementação do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: possibilidades de viabilização. In.: Anais do XI ANPED SUL. Seminário de Pesquisa e Educação da Região Sul. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3018/171 Acesso em 02 de out. de 2013.
PESSOA, Alberto Ricardo. Charge como estratégia complementar de ensino. Revista Temática. Ano VII, n. 03 – Março/2011. Disponível em: http://www.insite.pro.br/2011/Mar%C3%A7o/charge_estrategia_ensino.pdf Acesso em 06 de Dez. de 2013.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Regimento Referência das Escolas de Ensino Médio Politécnico da Rede Estadual. Secretaria de Estado da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.mat.ufrgs.br/ppgem/forum/regimento_referencia_politecnico.pdf Acesso em: 30 nov 2013.
SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 30, n. 60, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v30n60/a02v3060.pdf Acesso em 02 de out. de 2013.
TOLEDO, Priscilla Bassitt Ferreira; ALBUQUERQUE, Rosa Almeida Freitas; MAGALHÃES, Ávilo Roberto. O comportamento da geração Z e a influência nas atitudes dos professores. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/artigos12/38516548.pdf Acesso em 02 de out. de 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).