HISTÓRIA, PESQUISA E EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo trata das transformações ocorridas no conceito e nas investigações históricas, redefinindo suas perspectivas, percepções e interpretações do mundo em suas variadas dimensões, vislumbrando como esse novo paradigma se tornou indispensável para incorporar no discurso e práticas das ciências, especialmente da História, aqueles segmentos sociais excluídos e marginalizados que, apesar de incluídos nas encruzilhadas e labirintos que marcaram/marcam suas cotidianidades, encontram-se fora dos fatos e rituais próprios do mundo oficial. Neste sentido, a relação História, Pesquisa e Educação nas últimas décadas, no cenário brasileiro, tem ganhando novas configurações mediadas pelos novos paradigmas imprimidos especialmente pela nova forma de ver, fazer e interpretar o mundo, os grupos, as instituições e as pessoas.
Palavras-chave: História. Pesquisa acadêmica. Educação.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BRANDÃO, C. R. Pesquisar-participar. In: ______. (Org.). Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRITO, A. X.; LEONARDOS, A. C. A identidade das pesquisas qualitativas: construção de um quadro analítico. Cadernos de Pesquisa, n.113, p.7-38, jul. 2001.
BURKE, P. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
ELIAS, N. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
FONTANA, J. História: análise do passado e projeto social. Tradução Luiz Roncari. Bauru: Edusc, 1998.
FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.
GASPARELLO, A. M. Construindo um currículo de História. In. NIKITIUK, S. (Org.). Repensando o ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996. p. 83-95.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000.
ROMÃO, J. E. Educação de adultos: identidades, cenários e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2007.
SANTOS, B. S. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.v.I.
SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1992.
VAINFAS, R. Os protagonistas anônimos da história: micro-história. Rio de Janeiro: Campos, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).