HISTÓRIA, PESQUISA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Israel Soares Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Severino Bezerra Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

O presente artigo trata das transformações ocorridas no conceito e nas investigações históricas, redefinindo suas perspectivas, percepções e interpretações do mundo em suas variadas dimensões, vislumbrando como esse novo paradigma se tornou indispensável para incorporar no discurso e práticas das ciências, especialmente da História, aqueles segmentos sociais excluídos e marginalizados que, apesar de incluídos nas encruzilhadas e labirintos que marcaram/marcam suas cotidianidades, encontram-se fora dos fatos e rituais próprios do mundo oficial. Neste sentido, a relação História, Pesquisa e Educação nas últimas décadas, no cenário brasileiro, tem ganhando novas configurações mediadas pelos novos paradigmas imprimidos especialmente pela nova forma de ver, fazer e interpretar o mundo, os grupos, as instituições e as pessoas.

Palavras-chave: História. Pesquisa acadêmica. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Soares Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Educação pelo Programa de Educação da UFPB.

Severino Bezerra Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Pós-graduação e da graduação do Centro de Educação da UFPB.

Referências

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BRANDÃO, C. R. Pesquisar-participar. In: ______. (Org.). Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BRITO, A. X.; LEONARDOS, A. C. A identidade das pesquisas qualitativas: construção de um quadro analítico. Cadernos de Pesquisa, n.113, p.7-38, jul. 2001.

BURKE, P. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

ELIAS, N. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

FONTANA, J. História: análise do passado e projeto social. Tradução Luiz Roncari. Bauru: Edusc, 1998.

FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

GASPARELLO, A. M. Construindo um currículo de História. In. NIKITIUK, S. (Org.). Repensando o ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996. p. 83-95.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000.

ROMÃO, J. E. Educação de adultos: identidades, cenários e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2007.

SANTOS, B. S. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.v.I.

SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1992.

VAINFAS, R. Os protagonistas anônimos da história: micro-história. Rio de Janeiro: Campos, 2002.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

SOUSA, I. S.; SILVA, S. B. HISTÓRIA, PESQUISA E EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 150–163, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20224. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA