A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA E O CONHECIMENTO: QUESTÕES PARA O CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Juliana Schenato FADEP

Resumo

Neste texto objetivamos elucidar a compreensão sobre a consciência e a relação com o conhecimento e o currículo escolar. Desenvolvemos a análise teórica sob a luz dos pressupostos filosóficos do materialismo histórico e da ontologia crítica. Optamos por essa abordagem metodológica e conceitual para apontarmos elementos que possam constituir uma proposta curricular que pretenda elevar os níveis de conhecimentos da vida cotidiana, a fim de obter uma consciência humana crítica e emancipadora.

Palavras-chave: Consciência. Conhecimento. Currículo escolar.

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Biografia do Autor

Juliana Schenato, FADEP

Mestre em Educação (UFSC) e Professora da Faculdade de Pato Branco – FADEP.

Referências

DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004.

HELLER, A. Sociología de la vida cotidiana. Barcelona, ES: Península, 1991.

LEONTIEV, A. Actividad, conciencia, personalidad. Ciudad de La Habana, Cuba: Alfredo López, 1983.

MARX, K.; ENGELS, F. Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

SCHENATO, J. A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA E O CONHECIMENTO: QUESTÕES PARA O CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 204–212, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20231. Acesso em: 9 dez. 2024.

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