A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA E O CONHECIMENTO: QUESTÕES PARA O CURRÍCULO ESCOLAR
Resumo
Neste texto objetivamos elucidar a compreensão sobre a consciência e a relação com o conhecimento e o currículo escolar. Desenvolvemos a análise teórica sob a luz dos pressupostos filosóficos do materialismo histórico e da ontologia crítica. Optamos por essa abordagem metodológica e conceitual para apontarmos elementos que possam constituir uma proposta curricular que pretenda elevar os níveis de conhecimentos da vida cotidiana, a fim de obter uma consciência humana crítica e emancipadora.
Palavras-chave: Consciência. Conhecimento. Currículo escolar.
Downloads
Referências
DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004.
HELLER, A. Sociología de la vida cotidiana. Barcelona, ES: Península, 1991.
LEONTIEV, A. Actividad, conciencia, personalidad. Ciudad de La Habana, Cuba: Alfredo López, 1983.
MARX, K.; ENGELS, F. Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).