PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Isabel Magda Said Pierre Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE
  • Maria Marina Dias Cavalcante Universidade Estadual do Ceará - UECE

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o trabalho docente no contexto da educação profissional e tecnológica, vislumbrando novas perspectivas para a formação pedagógica do professor, como parte do seu desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo de caso realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Campus de Maracanaú, e tem como subsídio teórico os autores Nóvoa (1995), Tardif (2002), Leitinho (2008), dentre outros. Participaram da entrevista cinco professores pertencentes aos eixos: Indústria, Telemática, Engenharia Ambiental e Química da referida instituição. Os dados revelam os esforços e as dificuldades que os entrevistados sentiram no início de suas práticas docentes e que, devido à falta de um preparo adequado para o exercício da docência, espelhavam-se em seus bons professores advindos da graduação. Mesmo apontando a necessidade de aperfeiçoamento didático-pedagógico para melhorar seu trabalho, os entrevistados buscam uma formação continuada voltada para suas áreas específicas de conhecimento. A partir desses resultados, destacamos a importância dos estudos sobre a formação para a docência na Educação Profissional e Tecnológica, com o intuito de valorizar e ressignificar o saber da experiência do professor constantemente reconstruído em situações de trabalho intersubjetivo e de reconhecer em sua práxis a articulação da relação entre teoria e prática.

Palavras-chave: Formação pedagógica. Trabalho docente. Educação profissional e tecnológica.

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Biografia do Autor

Isabel Magda Said Pierre Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pedagoga do Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE. É membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica da UECE.

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre E doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federaldo Ceará - UFC. É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE, com atuação na graduação e pós-graduação stricto e lato sensu. É membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica da UECE.

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

SAID PIERRE CARNEIRO, I. M.; DIAS CAVALCANTE, M. M. PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 162–173, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20904. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO