A CULTURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

O estudo objetivou compreender a cultura da Educação Física Escolar (EFE) da rede pública de ensino de uma cidade do interior do RS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso etnográfico. Os instrumentos utilizados foram a observação participante e o diário de campo. A dinâmica utilizada consistiu em perceber, registrar, ordenar, comparar, interpretar e especular sobre a temática. Participaram quinze professores de Educação Física de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. As considerações transitórias foram: a) quanto às condições de trabalho dos professores, existe uma cultura do uso da quadra de esportes como espaço físico e de bolas de esportes como materiais para o desenvolvimento das aulas de EFE; b) relativamente à organização da EFE implementada pelos professores, há uma cultura da realização das aulas no contraturno escolar, da não ocorrência de aulas em dias de chuva, devido à falta de disponibilidade de espaço físico coberto, bem como uma falta de privacidade no desenvolvimento das aulas, pois são realizadas em espaços abertos ao público; c) em relação à prática pedagógica dos professores de EFE, ainda se cultiva a ideia de que as turmas de alunos devem ser separadas por sexo, pelo desenvolvimento do esporte como conteúdo, tendo como critério a escolha do conteúdo pelo interesse do aluno, bem como o não planejamento das aulas pelos docentes; e d) sobre a socialização profissional dos professores de EFE, existe uma cultura de que esses profissionais não precisam participar das decisões da escola, o que se configura como isolamento docente.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Cultura.

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Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Doutorado) do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UNIFEBE); Mestrando em Educação Física (UFSM); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciado em Educação Física (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; TELLES, C.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. A CULTURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 61–77, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/21724. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA