OS CONTEXTOS FORMATIVOS E A TESSITURA DE SABERES NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES

Autores

  • Joelson de Sousa Morais Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Resumo

O presente estudo, fruto da dissertação de Mestrado em Educação do autor, foi realizado com três professoras iniciantes que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental numa escola da rede pública municipal de Caxias - MA. O método de investigação utilizado foram as conversas, que foram gravadas em um aparelho de áudio, entrelaçando-se com observações registradas num diário de pesquisa. Apresenta como objetivo compreender como as professoras iniciantes aprendem os saberes da prática pedagógica e quais as suas implicações na atuação profissional. Como perspectiva teórico-epistemológica, foi adotada a técnica dos Estudos do Cotidiano, que busca desinvisibilizar as práticas e os saberes como são realizados, sem a presença de determinismos apriorísticos e estanques. As narrativas das professoras pesquisadas, compreendidas à luz da Epistemologia da Complexidade não cartesiana, revelaram que os saberes que elas assimilam se dão em múltiplos contextos e se materializam em suas práticas pedagógicas cotidianas, viabilizando o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Professoras iniciantes. Saberes docentes. Cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(PPGEd/UFRN-2015). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA (2012). Professor do Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Caxias-CESC da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Pesquisa acerca da Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, com ênfase nos seguintes temas: Formação Continuada de Professores; Metodologia da Pesquisa; Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Profissionalização Docente; Currículo e Pesquisa Narrativa.

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Publicado

2015-05-05

Como Citar

MORAIS, J. de S. OS CONTEXTOS FORMATIVOS E A TESSITURA DE SABERES NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 91–101, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/23578. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA