MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE COMPUTADORES E A EMERGÊNCIA DE WEBCURRÍCULO
Resumo
Este artigo toma como base dados da investigação-ação realizada com quatro docentes participantes do projeto de formação de formadores para a apropriação tecnológica e pedagógica das tecnologias digitais da informação e da comunicação – TDIC, visando a um uso educacional efetivo dos laptops do PROUCA-TO (2013-2014). A partir da análise dos planos e das aulas com o uso de computadores portáteis e da reflexão via entrevistas com as docentes, foram constatadas três categorias de uso desses computadores: restrito ao desenvolvimento das atividades do curso de formação docente; como apoio ou reforço aos estudos de conteúdos curriculares clássicos e uso integrado ao currículo ou que demonstra a emergência de webcurrículo. Essa terceira categoria envolve propostas de ações referentes a uma sequência didática ou a um projeto temático disciplinar ou interdisciplinar que acampa situações ligadas ao movimento de ação-reflexão-ação provocado pela formação docente reflexiva.
Palavras-chave: Reflexão docente. Integração TDIC ao currículo escolar. Webcurrículo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. Orgs.). Webcurrículo. Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2014.
ARAÚJO, D. C. Diagnóstico das condições de implantação do projeto ‘Um computador por aluno’ (UCA) nas escolas públicas de Alagoas, 2011. Mestrado Acadêmico em Educação. Alagoas: UFA.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo, Edições 70. 2011.
GIMENO SACRISTÁN, J. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
_____. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
_____. Currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: GIMENO SACRISTAN, J; PÉREZ GOMES, A. I. In: Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 119-148.
GONÇALVES, L. M. Tecnologia, currículo e inovação: o estado da arte (2009-2013). Disponível em: http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view File/539/263. Acesso em: 22 mar. 2015.
MANDAIO, C. Uso do computador portátil na escola: perspectivas de mudanças na prática pedagógica. Mestrado em Educação (Currículo), São Paulo: PUC SP, 2011. Disponível em: < http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo =12986> Acesso em: 15 abr. 2014.
NEIVA, S. M. de S. F. O laptop educacional em sala de aula: práticas pedagógicas construídas. Doutorado em Educação (Currículo), São Paulo: PUC SP, 2013. Disponível em: < http://www.sapientia.pucsp.br/>. Acesso em: 8 abr. 2014.
PACHECO, J. A. Estudos curriculares: desafios teóricos e metodológicos. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 449-472, jul./set. 2013.
______ . Processos e práticas de educação e formação. Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização. In: Revista Portuguesa de Educação, 2009, 22(1), pp. 105-143. Disponível em <http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S087191872009000100006&lng=en&nrm=iso&ignore=.html> Acesso 11 Dez. 2014.
______ .To understand the work of Ivor Goodson, 2010. Disponível em: Acesso em: 11 dez. 2014.
______ . Teorias curriculares: políticas, lógicas e processos de regulação regional das práticas curriculares. Conferência realizada no âmbito do Seminário “O Currículo Regional”. Açores, 4 de setembro de 2003. Disponível em: <http://webs.ie.uminho.pt/jpacheco/files/ curriculoRegional.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2014.
______ . Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos. In: Revista Portuguesa de Educação, 2001, 14 (1), pp. 49-71. Disponível em: Acesso em: 11 dez. 2014.
______. A flexibilização das políticas curriculares. Actas do Seminário: O papel dos diversos actores educativos na construção de uma escola democrática, 2000. Guimarães: Centro de Formação Francisco de Holanda, pp. 71-78. Disponível em: ou http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/8974. Acesso em: 11 dez. 2014.
______. Políticas curriculares: a decisão (re)centralizada. Trabalho apresentado no Seminário A territorialização das políticas educativas. In: Actas do Seminário A territorialização das políticas educativas, Guimarães, 1998 http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10208>. Acesso em: 11 dez. 2014.
______. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.
______. O pensamento e a acção do professor. Porto: Porto Editora, 1995.
PONTES, R. L. J. O uso da WEB 2.0 na educação: um estudo de caso com professores participantes do projeto Um computador por aluno (UCA), 2011, 162 f. Mestrado Acadêmico em Educação. Ceará: UFC. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/> Acesso em: 08 abr. 2014.
PIORINO, G. I. P. A formação do professor e o desenvolvimento de competências pedagógico-digitais: experiência em escola pública que participa do projeto UCA, 2012. Doutorado em Educação (Currículo). São Paulo: PUC/SP. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14731> Acesso em: 08 abr. 2014.
ROWE, V. C. Using video-stimulated recall as a basis for interviews: some experiences from the field. Music Education Research, London, v. 11, n. 4, p. 425-437, 2009. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/14613800903390766#.VHcvvfnF91Y> Acesso em: 20 Jun. 2014.
SÁNCHEZ, V. Integración curricular de las TICs: Conceptos e ideas. Santiago: Universidad de Chile, 2002. Disponível em: http://www.educarenpobreza.cl/UserFiles /P0001/Image/gestion_portada/documentos/CD24%20Doc.%20integracion%20curriculartic%20(ficha%2017).pdf. Acesso em: 13 Fev. 2011.
_______. Aprendizaje visible, Tecnología invisible. Santiago: Dolmen Ediciones, 2001.
SANTOS, M. B. F. Laptos na escola: mudanças e permanências no currículo. Dissertação (Mestrado). Florianópolis: UESC, 2010. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/ arquivos/id_submenu/151/maximiliana_batista_ferraz_dos_santos.pdf. Acesso em: 08 Abr. 2014.
SMYTH, J. ̈. Reflection in action.Victoria: Deakin University Press, 1996.
SCHNEIDER, F. C. Cidade um computador por aluno - UCA total: uma totalidade inclusiva em discussão, 2012. Mestrado acadêmico em educação. Rio Grande do Sul: UFRGS. Disponível em: http://capesdw.capes.gov.br/. Acesso em: 08 Abr. 2014.
VALDÉS-CUERVO, A. A.; ARREOLA-OLIVARRÍA, C. G.; ANGULO-ARMENTA, J.; CARLOS-MARTÍNEZ, E. A.; GARCÍA-LÓPEZ, R. I. (2011). Actitudes de docentes de educación básica hacia las TIC. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 3 (6), 379-392. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2810/ 281021734008.pdf. Acesso em: 22 de abr. 2015.
WECKELMANN, V. F. Indicadores de mudanças nas práticas pedagógicas com o uso do computador portátil em escolas do Brasil e de Portugal. Doutorado em Educação (Currículo). São Paulo: PUC/SP. 2012, 357f. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp. br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15373>. Acesso em: 08 abr. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).