MULHER E FÍSICA: UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO
FEMALE IN PHYSICS: A TRAJECTORY OF SUCESS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.25118Palavras-chave:
Gênero, Mulheres, Física, Educação, ProfissãoResumo
A representação feminina nas Ciências Exatas ainda é minoritária. No curso de Física, o lócus deste trabalho, as mulheres que conseguem ingressar e progredir no curso e carreira são raras. Com o objetivo de visibilizar a história de sucesso de uma dessas poucas mulheres, considerando as desigualdades de gênero, utilizou-se uma abordagem qualitativa, através da entrevista estruturada com uma jovem doutora, professora substituta de Física do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba – IFPB, envolvendo sua trajetória escolar, acadêmica e profissional. Os resultados apontam que a ascensão na carreira de Física não é uma trajetória fácil, marcada pelo preconceito e discriminação de gênero, pela pressão para mostrar capacidade diante dos homens durante a formação, além das ausências e renúncias pessoais e familiares. No exercício docente, destaca-se o descrédito dos/as estudantes perante uma professora de Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).