O DESENVOLVIMENTO MORAL DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Nelso Antonio Bordignon Faculdade La Salle - Lucas do Rio Verde - MT
  • Moacir Juliani Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre os níveis de desenvolvimento moral de um grupo de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, a partir da Teoria dos Níveis de Consciência Moral de Kohlberg (1992), que, em parceira com Rest, criou instrumentos de identificação dos níveis de desenvolvimento moral para desenvolver a educação moral dos alunos em escolas. As pesquisas demonstram que são poucos os que conseguem atingir o nível pós-convencional e seus estágios antes dos trinta anos. Mesmo que se saiba que a maioria das pessoas pensa e atua em termos do nível convencional, os educadores são chamados a pensar e a atuar a partir do nível pós-convencional, para poderem educar seus alunos com base nos princípios e nos valores éticos universais. Para tal, é necessário promover a formação moral dos educadores, para que possam educar seus alunos a partir do nível pós-convencional. Como esse grupo de alunos apresenta uma média de idade de 22,18 anos, a pesquisa confirma que todos estão identificados no nível convencional, a maioria absoluta, no estágio 4, e um, no estágio 3.

Palavras-chave: Desenvolvimento moral. Educação. Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelso Antonio Bordignon, Faculdade La Salle - Lucas do Rio Verde - MT

Professor e Reitor Universitário

Doutor em Educação pela PUCRS

 

Moacir Juliani, Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT

Professor de Educação Física

Mestre em Educação

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70, 1988.

BIAGGIO, Ângela Maria Brasil. Lawrence Kohlberg, ética e educação moral. 1. ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2006.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394 de 23 de 20/12/96 Brasí-lia: 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BORDIGNON, Nelso Antonio. Implicações dos níveis de desenvolvimento moral de Kohlberg na Educação Superior. Brasília: EdUCB, 2013.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

HERSH, Richard; PAOLITTO, Diana; REIMER, Joseph. El Crecimiento moral de Piaget a Kohlberg, 3. Reimpresión, Madrid: Narcea, 1998.

KOHLBERG, Lawrence. Psicologia del desarrollo moral. Bilbao: Ed. Desclée de Brouwer, S.A. 1992.

______. POWER, F.C y HIGGINS, A. La educación moral – Según Lawrence Kohlberg. 2. Reimpresión, Barcelona, España: Editorial Gedisa, 2002.

MATURANA, Humberto. A árvore do conhecimento. Campinas: Editorial Psy II, 1995.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

______. O juízo moral na criança. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1994.

RICHARDSON, Roberto Jarry e Colaboradores. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1999.

YIN, Robert. Estudo de caso. Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2017-01-06

Como Citar

BORDIGNON, N. A.; JULIANI, M. O DESENVOLVIMENTO MORAL DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 78–90, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/25214. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA