O DESENVOLVIMENTO MORAL DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Nelso Antonio Bordignon Faculdade La Salle - Lucas do Rio Verde - MT
  • Moacir Juliani Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre os níveis de desenvolvimento moral de um grupo de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, a partir da Teoria dos Níveis de Consciência Moral de Kohlberg (1992), que, em parceira com Rest, criou instrumentos de identificação dos níveis de desenvolvimento moral para desenvolver a educação moral dos alunos em escolas. As pesquisas demonstram que são poucos os que conseguem atingir o nível pós-convencional e seus estágios antes dos trinta anos. Mesmo que se saiba que a maioria das pessoas pensa e atua em termos do nível convencional, os educadores são chamados a pensar e a atuar a partir do nível pós-convencional, para poderem educar seus alunos com base nos princípios e nos valores éticos universais. Para tal, é necessário promover a formação moral dos educadores, para que possam educar seus alunos a partir do nível pós-convencional. Como esse grupo de alunos apresenta uma média de idade de 22,18 anos, a pesquisa confirma que todos estão identificados no nível convencional, a maioria absoluta, no estágio 4, e um, no estágio 3.

Palavras-chave: Desenvolvimento moral. Educação. Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Nelso Antonio Bordignon, Faculdade La Salle - Lucas do Rio Verde - MT

Professor e Reitor Universitário

Doutor em Educação pela PUCRS

 

Moacir Juliani, Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT

Professor de Educação Física

Mestre em Educação

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

BORDIGNON, N. A.; JULIANI, M. O DESENVOLVIMENTO MORAL DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 78–90, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/25214. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA