O DESENVOLVIMENTO MORAL DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre os níveis de desenvolvimento moral de um grupo de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, a partir da Teoria dos Níveis de Consciência Moral de Kohlberg (1992), que, em parceira com Rest, criou instrumentos de identificação dos níveis de desenvolvimento moral para desenvolver a educação moral dos alunos em escolas. As pesquisas demonstram que são poucos os que conseguem atingir o nível pós-convencional e seus estágios antes dos trinta anos. Mesmo que se saiba que a maioria das pessoas pensa e atua em termos do nível convencional, os educadores são chamados a pensar e a atuar a partir do nível pós-convencional, para poderem educar seus alunos com base nos princípios e nos valores éticos universais. Para tal, é necessário promover a formação moral dos educadores, para que possam educar seus alunos a partir do nível pós-convencional. Como esse grupo de alunos apresenta uma média de idade de 22,18 anos, a pesquisa confirma que todos estão identificados no nível convencional, a maioria absoluta, no estágio 4, e um, no estágio 3.
Palavras-chave: Desenvolvimento moral. Educação. Ensino Superior.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70, 1988.
BIAGGIO, Ângela Maria Brasil. Lawrence Kohlberg, ética e educação moral. 1. ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2006.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394 de 23 de 20/12/96 Brasí-lia: 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BORDIGNON, Nelso Antonio. Implicações dos níveis de desenvolvimento moral de Kohlberg na Educação Superior. Brasília: EdUCB, 2013.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
HERSH, Richard; PAOLITTO, Diana; REIMER, Joseph. El Crecimiento moral de Piaget a Kohlberg, 3. Reimpresión, Madrid: Narcea, 1998.
KOHLBERG, Lawrence. Psicologia del desarrollo moral. Bilbao: Ed. Desclée de Brouwer, S.A. 1992.
______. POWER, F.C y HIGGINS, A. La educación moral – Según Lawrence Kohlberg. 2. Reimpresión, Barcelona, España: Editorial Gedisa, 2002.
MATURANA, Humberto. A árvore do conhecimento. Campinas: Editorial Psy II, 1995.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
______. O juízo moral na criança. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1994.
RICHARDSON, Roberto Jarry e Colaboradores. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1999.
YIN, Robert. Estudo de caso. Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).