AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
A temática deste artigo trata da formação de professores. Seu objetivo é analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre formação de professores. Em específico, investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores e identificar as políticas de formação de professores existentes nas escolas da rede pública municipal de Teresina. A Teoria das Representações Sociais busca apreender o senso comum partilhado por um grupo sobre um determinado fenômeno social. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. O material coletado foi submetido a uma análise de conteúdo, que ressaltou posições dos diretores, como: afirmam que colaboram com o processo de Formação Continuada e a nomearam como Momento de Atualização; representam a formação como um processo voltado para o domínio de sala de aula e para a aquisição de conteúdo; valorizam mais o Compromisso do professor que sua titulação. Ou seja, eles valorizam pouco o fato de o professor possuir pós-graduação. Do ponto de vista da gestão escolar, ter um bom professor corresponde a ter um professor que cumpre o planejamento acordado para sua escola. E ainda, os sujeitos afirmam uma conexão entre a promoção de uma formação de professores através do processo de Formação Continuada e a qualidade na Educação, notadamente de uma educação pública de qualidade. Por fim, acredita-se que o estudo das representações sociais da formação de professores para diretores escolares contribui para se refletir sobre essa formação e sua influência na prática docente dos futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave: Educação. Formação de Professores. Qualidade na Educação. Representações Sociais.
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