A ORDEM FRANCISCANA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DO COLÉGIO SERÁFICO DE SANTO ANTONIO (1941-1971)

THE FRANCISCAN ORDER IN BRAZIL AND ITS IMPLICATIONS IN THE CONSTITUTION OF THE SANTO ANTONIO SERAFICO COLLEGE (1941-1971)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.33412

Palavras-chave:

História da educação, Educação religiosa, Ordem Franciscana

Resumo

O objetivo deste artigo foi de analisar as contribuições da Ordem Franciscana no Brasil e suas implicações na constituição do Colégio Seráfico de Santo Antônio (1941-1971). O recorte temporal que utilizamos nos possibilitou entender e conhecer um pouco mais da história dessa ordem no Brasil. Assim, pretendemos que este estudo possa contribuir tanto em âmbito l nacional quanto internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Morais dos Santos, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

José Roberto Morais dos Santos é mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Desenvolve pesquisas relacionadas à História da Educação, com ênfase em estudos relacionados às práticas escolares no ensino confessional.

Referências

AZZI, Riolando. Os Capuchinhos e o movimento brasileiro de reforma católica do Século XIX. Revista Eclesiástica Brasileira, vol. 35, fasc. 137, mar. 1975, p. 123-139.

CHATELLIER, Louis. A religião dos pobres: as missões rurais na França e a formação do catolicismo moderno, Séc. XVI-XIX. Lisboa. Editorial Estampa, 1995. 282p.

CHAVES, Miriam Waidenfeld. O papel da igreja na educação escolar masculina na década de 1950.Cadernos de pesquisa. v.42 n.146 p.518-537 maio/ago. 2012.

CORTESÃO, Jaime. Introdução à história das Bandeiras. Lisboa: Portugália, Segundo Volume, s/d. 243p.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.1993. V II. 300p.

FEBVRE, Lucien.; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do livro, Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2000. 509p.

FREYRE, Gilberto. A propósito dos frades: sugestões em torno da influência de religiosos de São Francisco e de outras ordens sobre o desenvolvimento de modernas civilizações cristãs, especialmente das hispânicas nos trópicos. Salvador, Aguiar & Souza, 1959. 190p.

HOORNAERT, Eduardo et al. História da Igreja no Brasil: ensaio de interpretação a partir do povo, primeira época. Petrópolis, vozes, 1977. 279 p.

KULESZA, Wojciech Andrzej. (Orgs.). A Escola e a Igreja nas ruas da cidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. 202p.

______. Igreja e educação na Primeira República. In: MACHADO, Charliton José dos Santos & SCOCUGLIA, Afonso Celso (Orgs.) Pesquisa e historiografia da educação brasileira. Campinas – SP: Autores Associados. 2006. 227p.

LYRA, Sophia A. São Francisco de Assis e o Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978. 296p.

MORAES, José Clotário Dantas de.; ALBUQUERQUE, João Batista de. Ipuarana 70 anos. Recife: Editora Nossa Livraria, 2009. 414 p.

PEREIRA, Carlos Almeida. Ipuarana 2000: Refazendo uma caminhada. Belém: [s.n.],1999. 98p.

RÖWER, Basílio. Os Franciscanos no sul do Brasil, Petrópolis: Vozes, 1944. 93p.

______. A Ordem Franciscana no Brasil, Petrópolis: Vozes, 1947. 216p.

SANGENIS, Luís Fernando. Franciscanos na educação brasileira. In: STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol 1. Petrópolis: Vozes, 2004. 440p.

______. Gênese do pensamento único em Educação: Franciscanismo e Jesuitismo na história da educação brasileira. Petrópolis, Rio de Janeiro: VOZES, 2006. 197p.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. 474p.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

DOS SANTOS, J. R. M. A ORDEM FRANCISCANA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DO COLÉGIO SERÁFICO DE SANTO ANTONIO (1941-1971): THE FRANCISCAN ORDER IN BRAZIL AND ITS IMPLICATIONS IN THE CONSTITUTION OF THE SANTO ANTONIO SERAFICO COLLEGE (1941-1971). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 46–56, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.33412. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/33412. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO