FLORES E DORES: EMOÇÕES E A ÉTICA DA VIDA PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA

FLOWERS AND SORROWS: EMOTIONS AND THE ETHICS OF LIFE FOR AN INTERCULTURAL AND ANTIRACIST SCIENCE AND INTERCULTURAL EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.42353

Palavras-chave:

Descolonização, Interculturalidade, Povos indígenas, Relações étnico-raciais

Resumo

Ao olharmos os processos civilizatórios ocorridos na América Latina, em uma perspectiva autocrítica, poderemos constatar que formas outras de produção do conhecimento foram violentadas pelos colonizadores. A busca de uma razão intelectualista fez com que as afetividades fossem evitadas, ocasionando processos de violência epistêmica e racial que se estruturaram em diversas instituições produtoras de conhecimento. A instituição escolar, nesse sentido, (re)produz relações assimétricas de poder baseadas em representações enviesadas sobre os povos indígenas, por exemplo. Dessa forma, o Ensino de Ciências e Biologia, no pressuposto de um conhecimento neutro e imparcial que busca se distanciar das emoções, pode colaborar, em algumas situações, para relações racistas. Mas ao reconhecermos esse outro que se nos apresenta em sua diversidade e buscando uma educação intercultural, quais seriam as contribuições que os conhecimentos dos povos indígenas poderiam nos fornecer em relação às emoções para uma educação antirracista? Ao partir de uma perspectiva da descolonização, o presente trabalho busca refletir sobre possíveis contribuições para aspectos éticos que se relacionam às condições de possibilidade para que a vida floresça. 

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Biografia do Autor

Nivaldo Aureliano Léo Neto, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorado (PNPD/CAPES) em Educação e Contemporaneidade (UNEB); Doutor em Ciências Biológicas (UFPB); Mestre em Ciências Sociais (UFCG); Mestre em Ciências Biológicas (UFPB); Bacharel/Licenciado em Ciências Biológicas (UEPB). Professor temporário da UECE/Fortaleza.

Sueli Ribeiro Mota Souza, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado na Università degli Studi di Firenze, Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Professora efetiva da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Salvador), Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC).

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

LÉO NETO, N. A.; SOUZA, S. R. M. FLORES E DORES: EMOÇÕES E A ÉTICA DA VIDA PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA: FLOWERS AND SORROWS: EMOTIONS AND THE ETHICS OF LIFE FOR AN INTERCULTURAL AND ANTIRACIST SCIENCE AND INTERCULTURAL EDUCATION. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 83–101, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.42353. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/42353. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ SOBRE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: EPISTEMOLOGIAS E NOVAS FERRAMENTAS