EFEITO ESCOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OBSERVAÇÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA BOURDIEUSIANA
SCHOOL EFFECT IN BASIC EDUCATION: OBSERVATIONS UNDER THE BOURDIEUSIAN PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.47642Palavras-chave:
Efeito Escola, Educação Básica, Abordagem Crítico-reprodutivista de BourdieuResumo
O artigo apresenta uma análise do efeito escola das escolas públicas brasileiras da educação básica à luz da abordagem crítico-reprodutivista de Bourdieu. A característica essencial da abordagem do efeito escola é que a unidade de análise é a escola; não o estudante, individualmente. A escola deve ser analisada pelos seus resultados contextualizados, identificando o quanto acrescenta ao aprendizado dos estudantes, considerando seu ponto de partida. Foi utilizada a Análise Envoltória de Dados que permite identificar como a organização dos recursos pode influenciar os resultados de unidades que trabalham com os mesmos tipos de entrada e saída. Os resultados, analisados sob a perspectiva bourdieusiana, indicam que, quando se considera o ponto de partida de cada organização escolar, escolas em contextos socioeconômicos mais desfavorecidos podem apresentar eficiência similar ou até superior a unidades em contexto mais favorecidos, o que permite observar lacunas na perspectiva de Bourdieu que podem ser objetos de reflexão futuras.
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