EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
DISTANCE EDUCATION IN PUBLIC SECONDARY SCHOOL: TEACHER`S PERCEPTION
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51753Palavras-chave:
Educación a distancia, Docencia, Escuela de Educación SecundariaResumo
Com o objetivo de apreender as compreensões dos professores do ensino médio acerca da Reforma do Ensino Médio com ênfase nos desafios e possibilidades da Educação a Distância (EaD), foi desenvolvida pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com quatro professores, de duas escolas públicas do município de Maranguape-CE, região metropolitana de Fortaleza, mediante entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo. Constatou-se que os docentes possuíam visão restrita sobre a referida reforma e que, na percepção dos professores, as escolas e os alunos da rede pública não estavam preparados para uma EaD, seja pela precarização da infraestrutura tecnológica (computador e internet) das escolas, ou pelo perfil do aluno presencial que, diferentemente do desejado para o estudo à distância, mostra-se desorganizado e desmotivado para um estudo autônomo. Conclui-se que, para os participantes do estudo, o Ensino Médio em formato de EaD será prejudicial tanto para aluno quanto para professor, pois os primeiros não contam com as condições necessárias para gerir a própria aprendizagem, e os segundos terão asua função docente desprestigiada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).