AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA NA CONTEXTUALIZAÇÃO E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Palavras-chave:
Educação do Campo. Ensino de Matemática. Etnomatemática.Resumo
Este artigo retrata uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da Etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos das quatro operações fundamentais, em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Realizamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida com trinta e cinco estudantes de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, situada em um distrito da zona rural deste município. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos um pré-teste, diário de bordo e pós-teste. Nossos dados revelaram que o ensino da matemática, quando contextualizado por meio dos aportes da Etnomatemática, sobretudo quando levamos em consideração as vivências dos sujeitos do campo, contribuiu para melhorar o entendimento dos estudantes sobre os conceitos matemáticos relacionados às quatro operações matemáticas fundamentais.
Downloads
Referências
ABREU M. A. V. A importância da matemática em nosso dia a dia Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/a-matematica-no-ensino-fundamental. Acesso em: 9 de abril de 2019.
BIANCHINI. H O ensino de matemática de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.avm.edu.br/monopdf/8/ANTONIO%20LUIZ %20DOS%20SANTOS.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2019.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-denovembro -de-2010/file. Acesso em: 18 de junho de 2019.
CALDART et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 17.ed. Campinas: Papirus, 2009.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
D’AMBROSIO, U. Como Ensinar Matemática Hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 1989. P. 15-19. 2010. Disponível em: https://ediciplinas.usp.br/mod/resource/view.phd?id=988573 Acesso em: 04 de junho de 2019.
FIORENTINI, D. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 1995. (Coleção formação de professores).
LIMA, A. S. Educação do campo e educação matemática: relações estabelecidas por camponeses e professores do agreste e sertão de Pernambuco. Dissertação de mestrado em Educação Contemporânea, UFPE, 2013.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos – Revista Científica. São Paulo, V.4, n.2, p. 79-88, dezembro 2005.
PAVANELLO, R. M. A Pesquisa na Formação de Professores de Matemática para a Escola Básica. Educação Matemática em Revista. ano 10, n 15, p. 8-13, 2003.
PORTO, K. S. Avaliando o entendimento de estudantes surdos e ouvintes de ensino médio sobre Cinemática em um contexto de Educação Inclusiva. Dissertação de Mestrado, UFBA/UEFS, 2014, 143p.
RODRIGUES, L. L. A Matemática Ensinada na Escola e a Sua Relação com o Cotidiano. 2004. Disponível em: http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/12005/LucianoLimaRodrigues. pdf. Acesso em: 24 de maio de 2019.
SANTOS, C. A. (Org.). Por uma educação do campo. Campo – Políticas Públicas – Educação. Brasília/DF: INCRA/MDA, 2012, p. 19 – 32. Coleção Por uma Educação do Campo nº 7.
SANTOS, C.; JESUS, J. de.; PORTO, K. S. O ensino e a aprendizagem de Matemática na perspectiva da Educação do Campo e da Etnomatemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 937-957, 1 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).