AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA NA CONTEXTUALIZAÇÃO E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo. Ensino de Matemática. Etnomatemática.

Resumo

Este artigo retrata uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da Etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos das quatro operações fundamentais, em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Realizamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida com trinta e cinco estudantes de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, situada em um distrito da zona rural deste município. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos um pré-teste, diário de bordo e pós-teste. Nossos dados revelaram que o ensino da matemática, quando contextualizado por meio dos aportes da Etnomatemática, sobretudo quando levamos em consideração as vivências dos sujeitos do campo, contribuiu para melhorar o entendimento dos estudantes sobre os conceitos matemáticos relacionados às quatro operações matemáticas fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Eliana Bispo Vitória Nery, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Olga Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Referências

ABREU M. A. V. A importância da matemática em nosso dia a dia Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/a-matematica-no-ensino-fundamental. Acesso em: 9 de abril de 2019.

BIANCHINI. H O ensino de matemática de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.avm.edu.br/monopdf/8/ANTONIO%20LUIZ %20DOS%20SANTOS.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2019.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-denovembro -de-2010/file. Acesso em: 18 de junho de 2019.

CALDART et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 17.ed. Campinas: Papirus, 2009.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D’AMBROSIO, U. Como Ensinar Matemática Hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 1989. P. 15-19. 2010. Disponível em: https://ediciplinas.usp.br/mod/resource/view.phd?id=988573 Acesso em: 04 de junho de 2019.

FIORENTINI, D. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 1995. (Coleção formação de professores).

LIMA, A. S. Educação do campo e educação matemática: relações estabelecidas por camponeses e professores do agreste e sertão de Pernambuco. Dissertação de mestrado em Educação Contemporânea, UFPE, 2013.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos – Revista Científica. São Paulo, V.4, n.2, p. 79-88, dezembro 2005.

PAVANELLO, R. M. A Pesquisa na Formação de Professores de Matemática para a Escola Básica. Educação Matemática em Revista. ano 10, n 15, p. 8-13, 2003.

PORTO, K. S. Avaliando o entendimento de estudantes surdos e ouvintes de ensino médio sobre Cinemática em um contexto de Educação Inclusiva. Dissertação de Mestrado, UFBA/UEFS, 2014, 143p.

RODRIGUES, L. L. A Matemática Ensinada na Escola e a Sua Relação com o Cotidiano. 2004. Disponível em: http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/12005/LucianoLimaRodrigues. pdf. Acesso em: 24 de maio de 2019.

SANTOS, C. A. (Org.). Por uma educação do campo. Campo – Políticas Públicas – Educação. Brasília/DF: INCRA/MDA, 2012, p. 19 – 32. Coleção Por uma Educação do Campo nº 7.

SANTOS, C.; JESUS, J. de.; PORTO, K. S. O ensino e a aprendizagem de Matemática na perspectiva da Educação do Campo e da Etnomatemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 937-957, 1 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

PORTO, K. S.; BISPO VITÓRIA NERY, E.; RODRIGUES DOS SANTOS, O. . AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA NA CONTEXTUALIZAÇÃO E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 39–57, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54036. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA