A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CENÁRIO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: BREVE HISTÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.54213

Palavras-chave:

Educação do Campo. Políticas educacionais. Programas e ações.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um breve panorama sobre o surgimento e desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a educação do campo. O aporte teórico está pautado na legislação vigente que a rege. A pesquisa de tipo documental foi realizada através de consulta, leitura, análise de documentos oficiais, relatórios, leis e portarias que tratam do tema, assim como acesso a sites oficiais do governo federal, a fóruns e comitês voltados ao tema. Os resultados mostram um histórico de negação do Estado brasileiro para com os povos do campo e, posteriormente, a luta dos movimentos e organizações sociais para o direito à educação dessas populações, que resultou na criação e desenvolvimento de programas e ações para as escolas do campo, como o transporte escolar, a elaboração de materiais didáticos específicos, a adequação da merenda escolar, programas referentes ao abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, a formação do professor na área, a formulação de documentos oficiais como leis e resoluções para regulamentação dessa modalidade, entre outros. Atualmente, mesmo com a desativação de vários programas, a educação do campo ainda luta pela garantia das escolas nos espaços rurais e pela sua inserção nas pautas centrais do debate educacional, como a inclusão do tema no Plano Nacional de Educação.

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Biografia do Autor

Ana Paula de Holanda Cavalcanti, UPE

Mestre em Educação (UPE). Especialista em gestão educacional e coordenação pedagógica (UFPE). Graduada em licenciatura em Pedagogia (UFPE). Professora da educação básica no município de Buenos Aires/PE.

Carvalho, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação (UERJ). Mestre em Educação (UFPB). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e adultos – NEPEJA. Pesquisadora e militante da Educação de Jovens e Adultos e da Educação do Campo.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

HOLANDA CAVALCANTI, A. P. de; CARVALHO, W. L. de . A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CENÁRIO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: BREVE HISTÓRICO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 1–18, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.54213. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54213. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO