OFENSIVA CONSERVADORA E EDUCAÇÃO NO URUGUAI
CONSERVATIVE OFFENSIVE AND EDUCATION IN URUGUAY
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.55757Palavras-chave:
Educação, Conservadorismo, Pós-política, Pós-ideologiaResumo
Este artigo aborda alguns aspectos da ofensiva conservadora em curso na educação uruguaia por meio da análise de dois tipos de fenômenos: a) um conjunto de mudanças promovidas na legislação educacional durante o ano de 2020; b) o uso que as autoridades governamentais têm desenvolvido do princípio do laicismo. Partindo de um quadro conceitual sensível aos processos de construção discursiva que disputam sentidos hegemônicos no plano social, o artigo atenta para as manifestações pós-políticas e pós-ideológicas que caracterizam a ofensiva conservadora. Do ponto de vista metodológico, o trabalho é feito com fontes documentais (atos parlamentares, textos legais, resoluções de autoridades educacionais e expressões de atores-chave). O artigo como um todo visa fornecer elementos para a compreensão dos efeitos que a implantação de um discurso conservador tem produzido no caso uruguaio, a fim de mostrar suas particularidades em um quadro de implantação do conservadurismo em nível global.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).