IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) SOBRE O TRABALHO DOCENTE: APONTAMENTOS A PARTIR DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.55952

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação. Tecnologia Assistiva. Trabalho docente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. D. F.; PEREIRA, G. V.; VIANA, M. A. P. Tecnologia assistiva na perspectiva de educação inclusiva: o ciberespaço como lócus de autonomia e autoria. Laplage em Revista, vol. 3, n. 2, 2017.

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.

ARRUDA, E. Considerações sobre tecnologias de informação e comunicação, cotidiano e ensino: Desafios ao trabalho docente. Paidéia, v. 2, n. 2, 2004.

AZEVEDO, J.M.L. de. Implicações da nova lógica de ação do Estado para a educação municipal. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, 2002, p. 49-71.

BERNARDO, M. H. Trabalho duro, discurso flexível: uma análise das contradições do toyotismo a partir da vivência de trabalhadores. 1ed. São Paulo: expressão popular, 2009.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Assistiva – tecnologia e Educação: Porto Alegre, RS, 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 09 nov. 2019.

BORGES, Wanessa F. Tecnologia Assistiva e práticas de letramento no Atendimento Educacional Especializado. 2015. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, Catalão, GO, 2015.

BOROWSKY, Fabíola. Fundamentos teóricos do Curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (2007): novos referenciais? Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

BRASIL. CONGRESSO NACIONAL. Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência.Brasília, 2015.

CÂNDIDO, Flávia R. Tecnologia Assistiva e inclusão escolar: o uso do software GRID2 no Atendimento Educacional Especializado a estudante com autismo em escola pública do Distrito Federal. 2015. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015.

CIBOTTO, Rosefran A. G. O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: uma experiência na licenciatura em matemática. 2015. 272 f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

COBO, J. C. El concepto de tecnologías de la información. Benchmarking sobre las definiciones de las TIC en la sociedad del conocimiento. Zer-Revista de Estudios de Comunicación, 2011, p. 295-318.

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J. Programa Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 393-413, 2017.

GALASSE, Bruno T. Narrativas de práticas em educação e tecnologia: a trajetória do professor digital. 2016. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP, 2016.

GALVÃO FILHO, T. A. A TecnologiaAssistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.

GARCIA, R. M. C. Política de Educação Especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 101-119, 2013.

GARCIA, M. F.; SILVA, D. Professor tutor: papéis, funções e desafios Linhas Críticas, v. 23, n. 50, p. 28-50, 2017.

GOMES, Elayne C. P. R. Tecnologia Assistiva para alunos com baixa visão nas escolas estaduais de São Luís: utilização na classe comum e na sala de recurso multifuncional. 2015. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranha, São Luís, MA, 2015.

HERRÁN, A.; FORTUNATO, I. La clave de la educación no está en las nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Acta Scientiarum. Education, v. 39, n. 3, p. 311-317, 2017.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LUNA, Christiane F. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM): Uma Política Pública em Ação no Sudoeste Baiano. 2015. 223f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2015.

MALLMANN, E. M.; JACQUES, J. S.; SCHNEIDER, D. R. Formação de professores na perspectiva transdisciplinar: interação dialógico-problematizadora mediada por tecnologias educacionais. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 537-556, 2015.

MAMEDE-NEVES, M. A. C.; DUARTE, R. O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 769-789, 2008.

MARINHO, Cláudio. O uso das Tecnologias Digitais na Educação e as implicações para o trabalho docente. 2005. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

MARTINEZ, D. O ensino frente às novas tecnologias: alterações do tempo e da experiência docente pelo uso de computadores e da internet. Acta Scientiarum. Education, v. 39, n. 3, 2017, p. 329-339.

MARX, K.; ENGELS, F.. A ideologia Alemã. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

MARX, K. O capital: crítica da economia política, São Paulo, Abril Cultural, livro primeiro, t. 1, 1983.

OHNO, Taiichi. O Sistema Toyota de Produção. Porto Alegre: Bookman, 1997.

OLIVEIRA, Cassia C. B. Sala de recursos multifuncionais: um estudo de caso. 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, SP, 2016.

QUEIROZ, Fernanda M. M. G. de. Tecnologia Assistiva e perfil funcional dos alunos com deficiência física nas salas de recursos multifuncionais. 2015. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP, 2015.

RIBEIRO, J. ALMEIDA, A. M. P.; MOREIRA, A. A. F. G. As TIC na educação de alunos com NEE: implicações na formação docente em Portugal. In: In MARTINS, S. E. S. O.; SANTAROSA, L. M. C.; RODRIGUES, D. A.; HEREDERO, E. S. (Eds) Tecnologías de la Información y Comunicación - TIC - emEducacíon Especial. Alcalá de Henares, España: Universidad de Alcalá, servicio de publicaciones, 2014.

RODRIGUES, Ana P. N. O uso da Tecnologia Educacional e a Tecnologia Assistiva na escolarização de estudantes com deficiência no município de Corumbá (MS). 2017. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, 2017.

SANTOS, Lídia M. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva para o ensino de Ciências e Matemática em salas de Recursos Multifuncionais. 2019. 101. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2019.

SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES FILHO, J. P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação v. 23 n. 3, 2017.

SHIROMA, E. O. A formação do professor-gestor nas políticas de profissionalização. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 1-20, 2011.

SILVA, Jessé P. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas como Tecnologia Assistiva na construção do conhecimento dos alunos com deficiência visual que frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais. 2015. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, SP, 2015.

VAZ, K.; MICHELS, M. H. O escárnio de uma política: a formação para os professores da Educação Especial no Brasil no século XXI. In: MICHELS, M. H. (Org.) A formação de professores em Educação Especial no Brasil: propostas em questão. Florianópolis: 2017.

VAZ, K. A concepção de professor na perspectiva inclusiva: disputas e estratégias de consolidação da política de Educação Especial no início do século XXI. In: GARCIA, Rosalba Maria Cardoso (Org.). Políticas de Educação Especial no Brasil no início do século XXI. Florianópolis: Núcleo de Publicações do CED, 2017, p. 67-108.

UNESCO. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Enfoques estratégicos sobre las TIC en educación en América Latina y el Caribe. Santiago: OREALC/UNESCO, 2014.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

FABIANE DA SILVA FERREIRA; ANDRESSA SANTOS REBELO. IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) SOBRE O TRABALHO DOCENTE: APONTAMENTOS A PARTIR DA LITERATURA . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 298–316, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.55952. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55952. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO