Práticas de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil:
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.62234Palavras-chave:
Matemática, Ensino e aprendizagem, Educação infantilResumo
O objetivo deste artigo é discutir e refletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática na Educação Infantil, a partir da observação das práticas de professoras. Para tanto, foram acompanhadas duas professoras da Educação Infantil – Sara e Paula – em suas salas de aula. A turma de Sara tinha 6 crianças de 4 e 5 anos e, de Paula, 12 crianças de 3 e 4 anos. Verificou-se que elas utilizam diferentes atividades que possibilitam trabalhar com variados conceitos e conteúdos matemáticos que precisam ser desenvolvidos desde esse nível de ensino. Essas atividades abarcaram jogos, brincadeiras e a resolução de problemas que permitiram a interação entre as crianças, além do uso do computador e da história da matemática. As crianças tiveram contato com práticas que abordaram noções de cores, de coordenação motora, conceitos de perto e longe, direita e esquerda, para cima e para baixo, além do reconhecimento das figuras geométricas planas. Também foram trabalhados conceitos de correspondência um a um, contagem, comparação, ordenação e funções do número. As situações vivenciadas nas salas de aula evidenciaram que a matemática pode ser trabalhada de forma lúdica, divertida e motivadora que faz com que as crianças tenham interesse em aprender e em desenvolver as práticas propostas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CHICA, Cristiane H. Por que formular problemas? In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 151-173.
DIAS, Maria Flávia M. A percepção matemática na Educação Infantil a partir de brincadeiras. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.
DINIZ, Maria I. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLES, Kátia S.; DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 87-97.
ITACARAMBI, Ruth R. O jogo como recurso pedagógico para trabalhar matemática na escola básica. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
KISHIMOTO, Tizuko M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez: 2011. p. 15-48.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2011.
MAIA, Rosilani M. S. Práticas docentes em ensino matemático na Educação Infantil. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.
MORETTI, Vanessa D.; SOUZA, Neusa M. M. Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.
PASSOS, Cármen L. B.; ROMANATTO, Mauro C. A matemática na formação de professores dos anos iniciais: aspectos teóricos e metodológicos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
RIBEIRO, Caroline P. O método Montessori no ensino e aprendizagem da matemática na Educação Infantil. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018.
ROMANATTO, Carlos M. Resolução de problemas nas aulas de matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p. 299-311, maio 2012.
SCHAFRANSKI, Elvio. As contribuições da lateralidade no desenvolvimento motor em adolescentes. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/ cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_edfis_pdp_elvio_schafranski.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
VAN DE WALLE, John A. A matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).