Discursos sobre a educação financeira em postagens do Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65961

Palavras-chave:

Discurso. Educação Financeira. Twitter.

Resumo

O artigo analisa discursos sobre a educação financeira em postagens do Twitter, com o intento de responder aos seguintes questionamentos: que discursos sobre a educação financeira circulam em postagens do Twitter? Em que medida tais discursos se conectam com os saberes, as práticas e as crenças da racionalidade neoliberal? Para tanto, toma como aporte teórico principal as reflexões de Foucault (2008; 2010), Dardot e Laval (2016), Laval (2020), Casara (2021) a respeito do discurso e da racionalidade neoliberal, além de autores como Saraiva (2013; 2017), Leite (2017) e Cunha (2020), que discutem a educação financeira na articulação com os modos neoliberais de gestão das condutas. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo com viés predominantemente qualitativo. O material de análise recobre vinte postagens publicadas no Twitter nos primeiros dois meses de 2023. Reunimos as postagens em quatro blocos, conforme a posição de sujeito adotada. As análises indicam a existência de posicionamentos de recusa e de aceitação da educação financeira como uma estratégia de regulação da racionalidade neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística. Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Caraúbas, Rio Grande do Norte. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Referências

BIMBATI, A. P. Material para professores do Paraná diferencia ‘mentalidade rica’ e ‘mentalidade pobre’. Uol, São Paulo. 10 fev. 2023. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/02/10/material-professores-parana-educacao-financeira.htm. Acesso em: 15 fev. 2023.

BRASIL. Decreto 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, dispõe sobre sua gestão e dá outras providências. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 11 fev. 2023.

BRASIL. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho -CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 13 nov. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 fev. 2020.

BROWN, W. O Frankenstein do neoliberalismo: liberdade autoritária nas “democracias” do século XXI. In: RAGO, M.; PELEGRINI, M. (Orgs.). Neoliberalismo, feminismo e contracondutas: perspectivas foucaultianas. São Paulo: Intermeios, 2019. p. 17-50.

CANDIOTTO, C. Sujeito, agonística e seus desdobramentos políticos no pensamento de Michel Foucault. In: NALLI, M.; MANSANO, S. R. V. (org.). Michel Foucault: desdobramentos. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 29-40.

CASARA, R. Contra a miséria neoliberal. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.

CUNHA, M. M. S. Currículo, gênero e nordestinidade: o que ensina o forró eletrônico? 2011. 152 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSFEF/1/tese_marlecio.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

CUNHA, M. P. O mercado financeiro chega à sala de aula: educação financeira como política pública no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/L9qwW5jc6b5qrfFgxDbgyxt/?lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2023.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DEYFRUS, H. L.; RABINOW, P. Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-250.

FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France: (1978-1979). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

GRILO, J. S. P.; BARBOSA, J. C.; MAKNAMARA, M. O dispositivo da especificidade matemática e a produção do sujeito-professor(a)-de-matemática, Zezetiké, Campinas, v. 29, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661833/26807. Acesso em: 14 maio 2023.

HAN, Byung Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Trad. Maurício Liesen. Âyiné: Belo Horizonte, 2018.

KIYOSAKI, R. T. Pai rico, pai pobre: 20 anos, edição comemorativa. Trad. Maria José Cyhlar Monteiro. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

LAVAL, C. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. Trad. Márcia Pereira Cunha e Nilton Ken Ota. São Paulo: Elefante, 2020.

LEITE, E. S. A ressignificação da figura do especulador-investidor e as práticas de educação financeira. Civitas, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 114-130, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/civitas/a/LsJs85tCR9CWDFLLYrNvjbc/?lang=pt. Acesso em: 11 fev. 2023.

MACEDO, E. F.; SILVA, M. S. A promessa neoliberal-conservadora nas políticas curriculares para o ensino médio: felicidade como projeto de vida, Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 35, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/71377. Acesso em: 20 dez. 2022.

MAKNAMARA, M. Natureza e desenhos animados: conexões com a formação docente em Ciências, Alexandria, v. 8, n. 2, p. 75-87, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p75/29496. Acesso em: 14 maio 2023.

MAKNAMARA, M. Quando artefatos culturais fazem-se currículo e produzem sujeitos, Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 1, p. 04-18, maio/ago. 2020. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14189. Acesso em: 14 maio 2023.

OCDE. Recomendação sobre os princípios e boas práticas de educação e conscientização financeira. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/[PT]%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

RECUERO, R. Introdução à análise de redes sociais. Salvador: EDUFBA, 2017.

RECUERO, R.; SOARES, F.; ZAGO, G. Polarização, hiperpartidarismo e câmaras de eco: como circula a desinformação sobre COVID-19 no Twitter, v. 40, n. 1, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/45611/28708. Acesso em: 14 maio 2023.

SARAIVA, K. Educando para viver sem riscos. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 168-179, maio/ago. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12894/9448. Acesso em: 02 jan. 2023.

SARAIVA, K. S. Os sujeitos endividados e a Educação Financeira. Educar em revista, Curitiba, n. 66, p. 157-173, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dCY3fwLdRBWdgSbmSfdS3sy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-05-15

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, F. V. da S. Discursos sobre a educação financeira em postagens do Twitter. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202329, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65961. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65961. Acesso em: 18 nov. 2024.