Discursos sobre a educação financeira em postagens do Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65961

Palavras-chave:

Discurso. Educação Financeira. Twitter.

Resumo

O artigo analisa discursos sobre a educação financeira em postagens do Twitter, com o intento de responder aos seguintes questionamentos: que discursos sobre a educação financeira circulam em postagens do Twitter? Em que medida tais discursos se conectam com os saberes, as práticas e as crenças da racionalidade neoliberal? Para tanto, toma como aporte teórico principal as reflexões de Foucault (2008; 2010), Dardot e Laval (2016), Laval (2020), Casara (2021) a respeito do discurso e da racionalidade neoliberal, além de autores como Saraiva (2013; 2017), Leite (2017) e Cunha (2020), que discutem a educação financeira na articulação com os modos neoliberais de gestão das condutas. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo com viés predominantemente qualitativo. O material de análise recobre vinte postagens publicadas no Twitter nos primeiros dois meses de 2023. Reunimos as postagens em quatro blocos, conforme a posição de sujeito adotada. As análises indicam a existência de posicionamentos de recusa e de aceitação da educação financeira como uma estratégia de regulação da racionalidade neoliberal.

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Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística. Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Caraúbas, Rio Grande do Norte. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, F. V. da S. Discursos sobre a educação financeira em postagens do Twitter. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202329, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65961. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65961. Acesso em: 18 dez. 2024.