Projeto de horta educativa em uma escola municipal de Carnaíba-PE:

alternativa para educação ambiental a partir do ensino de Ciências

Autores

  • Maria Aurilene I. de Lima
  • Breno Carvalho da Silva UEPB
  • Evaldo de Lira Azevêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Palavras-chave:

Ensino. Projeção de Horta. Meio Ambiente. BNCC.

Resumo

A utilização de hortas para promoção da Educação Ambiental surge como um excelente instrumento pedagógico em ambientes formais e não formais. O componente curricular Ciências é oportuno para trabalhar a temática. Em revisão de trabalhos publicados até a realização deste estudo, não foram encontrados artigos que propusessem, ao mesmo tempo, a minuciosa avaliação do espaço de implantação de horta escolar, projeto estrutural de horta com planta baixa, proposição de objetos de conhecimento e habilidades para se trabalhar a temática de Educação Ambiental, e lista de espécies a serem cultivadas. Desse modo, os objetivos deste trabalho foram: levantar objetos de conhecimento e habilidades que permitam trabalhar a Educação Ambiental com o tema horta, na disciplina de Ciências  (6º a 9º ano, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC), sugerir possibilidades de ações de ensino utilizando a horta como elemento educacional,  projetar uma horta educativa para a Escola Municipal Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo em Carnaíba-PE – Brasil, e oferecer uma lista de vegetais que possam ser cultivados mediante a implantação da horta. Ainda foi utilizado o software Autodesk Revit 2022 para projeção de uma planta baixa da horta. Com isso, foram projetados 4 canteiros em formas de sol, terra, lua e heredograma, além de uma composteira para reciclagem dos resíduos orgânicos gerados na instituição. Ainda, foram lançadas sugestões para trabalhar a Educação Ambiental na escola e criada uma lista de espécies vegetais. Espera-se que o espaço seja utilizado como laboratório vivo na promoção e garantia da consciência ambiental e a mudança de hábitos dos estudantes e profissionais da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Equipe Arquiteto Leandro, 2021. Disponível em: <https://arquitetoleandroamaral.com/revit/ >. Acesso em: 23 nov. 2022.

ANDRADE, Maria Carolina Pires de; PICCININI, Cláudia Lino. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: retrocessos e contradições e o apagamento do debate socioambiental. ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 9, p. 1, 2017.

ARAÚJO, A. et al. Projeto de horta orgânica para uma unidade escolar da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro, RJ. Revista Presença, v. 3, n. 8, p. 25-36, 2017.

ASSIS, E. A UNESCO e a Educação Ambiental. Em Aberto, v. 10, n. 49, 1991.

BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira; PRIETO, Élisson Cesar. Educação Ambiental: disciplina versus tema transversal. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 24, 2010

BOHM, F. Z; RODRIGUES, I. C; JÚNIOR, M. P. S. Utilização de hortas orgânicas como ferramenta para Educação Ambiental. Luminária, 2017.

BRAMBILLA, Leonete; MATSUSHITA, Milton Satoshi. Técnicas de compostagem no ambiente escolar. Alimentação Saudável e Sustentabilidade Ambiental nas escolas do Paraná, p. 173, 2014.

BRANDÃO, G. K. L. Horta escolar como espaço didático para a educação em ciências. 2012. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

BUNDE, Altacir; RIZZI, Kamilla; CARVALHO, Paulo Roberto. A construção histórica do desenvolvimento sustentável e o papel das Nações Unidas. Cadernos de Relações Internacionais e Defesa, v. 2, n. 2, p. 44-72, 2020.

CHAVES, M. P. S. R. et al. Horta escolar: experiência de educação ambiental, sustentabilidade e cidadania na cidade de Manaus/AM. Nexus-Revista de Extensão do IFAM, v. 3, n. 1, 2017.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 1, 2010.

DA SILVA, A. C. et al. Avaliação de linhagens de tomate cereja tolerantes ao calor sob sistema orgânico de produção. Revista Caatinga, v. 24, n. 3, p. 33-40, 2011.

DE AGUIAR, A. M. et al. Produção de coentro (Coriandrum sativum L.) cultivado com composto orgânico em Irituia–Pará. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2016.

DE CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira; DA SILVA, Elmo Rodrigues; DE CASTRO, Krishna Neffa Vieira. Educação Ambiental para além do capital: um desafio do século XXI. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 507-527, 2020.

DE PAIVA, A. B; SUDÉRIO, F. B. (2021). IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE HORTA ESCOLAR COM PLANTAS MEDICINAIS NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. Ensino em Foco, 1(9), 44-52.

DOBBERT, L. Y.; SILVA, C. C.; BOCCALETTO, E. M. Alves. Horta nas Escolas: Promoção da Saúde e Melhora da Qualidade de Vida. 2019.

DOS SANTOS, L. F. et al. Horta escolar: laboratório vivo para o ensino de ciências e biologia. Revista Ponto de Vista, v. 10, n. 2, p. 01-09, 2021.

FREITAS, H. R. et al. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros-Petrolina/PE. EXTRAMUROS-Revista de Extensão da UNIVASF, 1(1), 155-169, 2013.

FREITAS, J. L. A.; FRACALOSSI, J. C. T. Educação Ambiental: alunos da EJA praticam a política dos 3r’s na EEEFM Bartouvino Costa em Linhares-ES. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 9, n. 01, 2019.

GOHN, M. G. Educação não formal no campo das artes. Cortez Editora, p.19, 2015.

GOMES, L. F. R. Horta escolar como prática interdisciplinar no ensino fundamental I: possíveis lacunas para a sua manutenção na escola. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias) Universidade Federal da Fronteira Sul. 2019.

HENZ, G. P.; ALCANTARA, F. A. Hortas: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica: Embrapa Hortaliças, 2009. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/663403/1/500perguntashortas.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2022.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Pernambuco: IBGE, 2021.

IRALA, C. H.; FERNANDEZ, P. M.; RECINE, C. E. Manual para Escolas. A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. Peso Saudável. Brasília, 2001.

JANSAN, R. S. P. et al. Educação ambiental como suporte ao enfrentamento das queimadas urbanas: Estudo de caso passarela Nossa Senhora da Paz, Laranjal do Jari-AP. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. 2022.

KANDLER, R. Educação Ambiental: horta escolar, uma experiência em educação. Agora: revista de divulgação científica, v. 16, n. 2esp., p. p. 642–645, 2012.

LORENZI, K. S. et al. Horta na escola: passo a passo. Florianópolis: UFSC, 2021.

MARVILA, L. A HORTA COMO RECURSO DIDÁTICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019. Dissertação (Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) Faculdade Vale do Cricaré. 2019.

MENDES, T. P. R. CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2021.

MORGADO, Fernanda da Silva. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Agrônoma) Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.

NARCIZO, K. R. S. UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2012.

OLIVEIRA, F.; PEREIRA, E.; JUNIOR, A. P. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 2, p. 10–31, 2018.

OLIVEIRA, Fabiane; PEREIRA, Emmanuelle; JÚNIOR, Antônio Pereira. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018.

OLIVEIRA, N. R. S. Horta escolar como prática pedagógica alternativa para o ensino de Ciências Naturais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bandeirantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação do Campo) Faculdade de Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 2019.

PAIVA, I. M. M. et al. Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos. Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas, v. 4, n. 1, p. 1-11, 2019.

PINA, J. C. et al. Horta orgânica em escola municipal como instrumento de educação ambiental. In: SILVA, A. J. N. A educação enquanto fenômeno social: Política, economia, Ciência e Cultura. Ponta Grossa, Paraná: Atena Editora, 2020.

PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; DE ANDRADE, Cintia Cristiane. História da transformação da natureza e o debate sobre Educação Ambiental nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. Ensino & Pesquisa, 2019.

PLANO DE ENSINO UNIFICADO-2020 CURSO: ANOS FINAIS-ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE: CIÊNCIAS. ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOM ORLANDO DOTTI. Caçador, SC, 2020.

PREFEITURA REALIZA PALESTRA DO PROJETO HORTA NAS ESCOLAS. Prefeitura de Suzano, Suzano SP, 10, maio, 2016.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Brasiliense, 2017.

REIS, L. C. L.; SEMÊDO, L. T. A. S.; GOMES, R. C. Conscientização ambiental: da educação formal a não formal. Revista Fluminense de extensão universitária, v. 2, n. 1, p. 47-60, 2012.

RICHART, A.; ROMAN, T. J. B.; ROVERI, L. P. Adubação de couve manteiga da Geórgia com biofertilizantes produzidos em processo aeróbio e anaeróbio. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, v. 11, n. 1, p. 395–402, 2021.

RODRIGUES, P. Embrapa hortaliças abre agenda para inscrição no programa Embrapa & escola. Embrapa hortaliças, Brasília DF, 19 jun. 2017.

SANTOS, A. A. SISTEMA DE CULTIVO HIDROPÔNICO. Anais do Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, v. 4, n. 1, p. 14, 2018.

SANTOS, C. M. A. et al. Reutilização de garrafas pets em horta vertical suspensa na escola estadual Aurino Maciel. Diversitas Journal, v. 5, n. 2, p. 793–802, 2020.

SANTOS, P. S. M. HORTA HIDROPÔNICA AUTOMATIZADA POR MICROCONTROLADOR. Anais da Mostra Nacional de Robótica (MNR), 2016.

SILVA, João Gabriel Silva; DOS SANTOS, Reginaldo. Contribuições de um espaço não formal para a promoção de ensino escolar contextualizado e interdisciplinar à luz da BNCC. ACTIO: Docência em Ciências, v. 6, n. 1, p. 1-23, 2021.

SILVA, L. C. V. et al. Desempenho agronômico de cebolinha verde (Allium fistulosum L.) nutrido com cupim em diferentes ambientes de luz. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 5, pág. e33211528165, 2022.

SILVA, M. M. P.; LEITE, V. D. Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, 2008.

SILVA, V. et al. Avaliação dos aspectos positivos de uma horta escolar. Números, v. 2018, 2017.

SOUZA, R. S.; DE AGUIAR, W. M.; SANTOS, G. M. M. A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 8, n. Especial, p. 1-16, 2021.

SOUZA, S.; AGUIAR, P. C.; NASCIMENTO, R. Reciclagem de Resíduos Sólidos como Auxílio à Educação Ambiental: uma experiência com a ONG ECOCANES. Revista GEOMAE, v. 3, n. 1, p. 81-92, 2012.

STÖCKER, C. M., MONTEIRO, A. B., DA SILVA, D. R., KUNDE, R. J. ,MORSELLI, T. B. G. Substratos alternativos para a produção de mudas de alface (Lactuca sativa L.) em sistema orgânico. Revista da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa-Congrega Urcamp, p. 1113-1122, 2016. Disponível em: <http://revista.urcamp.edu.br/index.php/rcjpgp/article/view/1829/1200>. Acesso em: 30 nov.2022.

TRISTÃO, V. T. V. Educação Ambiental Não Formal: a experiência das organizações do terceiro setor. 2011. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.2011.

YAVORSKI, R.; LEMES, M.; BORINO, S. Compostagem na escola: um caminho para a sustentabilidade. Anais do SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS DA UNIARA, v. 7, 2016.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

ISIDORIO DE LIMA, M. A.; CARVALHO DA SILVA, B.; DE LIRA AZEVÊDO, E. Projeto de horta educativa em uma escola municipal de Carnaíba-PE: : alternativa para educação ambiental a partir do ensino de Ciências. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202334, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66356. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA