Possibilidades e desafios do Programa Residência Pedagógica sob o olhar de um residente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66590Palavras-chave:
Residência Pedagógica; Educação Física; pandemia COVID-19; ensino.Resumo
O objetivo do presente relato de experiência foi registrar as possibilidades e desafios vivenciados no Programa Residência Pedagógica (PRP) – subprojeto Educação Física (EF). A experiência foi realizada na escola-campo Estadual Professor Mário Broad, localizada em Maceió/AL; participaram da minha atuação durante a residência 25 escolares do 8º ano do ensino fundamental. Toda experiência foi mediada por um professor preceptor da Escola-campo. A partir da experiência experimentada no curso dos 18 meses de imersão na escola-campo pode-se identificar diferentes possibilidades e desafios do processo docente. Nas possibilidades positivas, temos como alguns exemplos a realização dos encontros online, a experiência adquirida com a vivência de planejar e desenvolver de forma prática as regências, aprendizagens de novas tecnologias de ensinos; e como desafios, foi possível perceber a baixa participação dos escolares, a dificuldade em tornar a aula mais interativa. A ausência das aulas práticas também surgiu como um fator negativo durante essa experiência remota, já no presencial, teve a ausência de alguns materiais para a realização de atividades mais dinâmicas, entre outros.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005.
ALVES, Lynn. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas: educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018.
BRASIL. Programa Residência Pedagógica, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 23 mar. de 2022.
BRASIL. Senado Federal, 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/05/30/pandemia-prejudicou-condicao-psicologica-de-estudantes-mostra-pesquisa#:~:text=A%20pesquisa%20ouviu%20642%20mil,do%20retorno%20ao%20ensino%20presencial.). Acesso em 22 ago. de 2022.
CONCEIÇÃO, SANTOS, et al. A importância do planejamento no contexto escolar. p.12,Disponível em: <https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/A-IMPORTANCIA-DO-PLANEJAMENTO.pdf> Acesso em 25 mar. de 2022.
Coordenação Pedagógica – Enfam. Disponível em: https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2016/12/Orienta%C3%A7%C3%A3oEscritaTextoRelatoExperi%C3%AAncia.pdf 2016. Acesso em 12 jun. 2022.
DARIDO, S.C.; NETO, L.S. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica.Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2005.
GOES, Luana. Saúde Mental dos Alunos em tempos de Pandemia. [S. l.], [2020 ou 2021]. Disponível em: https://www.proesc.com/blog/saude-mental-dos-alunos-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 27 set. 2022.
GROLLMUS, Nicholas S.; TARRÈS, Joan P. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, mayo 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Joseane/Downloads/2207-Article%20Text-9561-1-10-20150426.pdf. Acesso em: 22 set. 2022
GROSSI, M.; MINODA, D.; FONSECA, R. Impacto da Pandemia do Covid-19 na Educação: Reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n.3, p. 150-170, Setembro/Dezembro 2020. DOI https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.53672
JATOBÁ, G. H. M. A. .; CAETANO, . A. F.; MOREIRA, A. O.; BARROS, A. S.; TOSCANO, C.V.A. Ensino de educação física na pandemia Covid-19: experiências no contexto do Programa Residência Pedagógica: Teachingphysicaleducation in the Covid-19 pandemic: experiences in thecontextofthePedagogicalResidencyProgram. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 2, 2022. DOI: 10.48017/dj.v7i2.2176. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2176. Acesso em: 8 jun. 2022.
IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Pesquisa nacional de saúde do escolar : 2019. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf Acesso em 14 jun. 2022.
MIRANDA, Kacia Kyssy Câmara de Oliveira et al. Aulas Remotas Em Tempo De Pandemia: Desafios E Percepções De Professores E Alunos. Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos, Maceió, 17 out. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5382_03092020142029.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.
PACHECO, Rafaela Ribeiro; ACCO, Luciane Lara. O Ensino Remoto Na Educação Física Escolar Em Tempos Da Pandemia Da Covid-19: Uma Pesquisa Bibliográfica. In: PACHECO, Rafaela Ribeiro; ACCO, Luciane Lara. O Ensino Remoto Na Educação Física Escolar Em Tempos Da Pandemia Da Covid-19: Uma Pesquisa Bibliográfica. Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2021. p. 13. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/18811/4/O%20ENSINO%20REMOTO%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20F%C3%8DSICA%20ESCOLAR%20EM%20TEMPOS%20DA%20PANDEMIA%20DA%20COVID19%20UMA%20PESQUISA%20BIBLIOGRAFICA.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
PAES, R. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino. Canoas: Ulbra, 2001.
SILVA, Kenedy Ferreira da; et al. Educação Física e Saúde Renovada: uma proposta para cidadania. EFDeportes, Buenos Aires, ano 19, n. 202, p. -, 20 jan. 2015. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd202/educacao-fisica-e-saude-renovada.htm. Acesso em: 16 set. 2022.
SILVA, Edsom Rogério. O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. 2017. p. 10-11 Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4877/12589 Acesso em: 27 mar. 2022.
SOARES, Kelly. Percepções sobre a Regência de contexto na Educação Infantil como Prática de Ensino Aprendizagem no Estágio Supervisionado. 2019. p. 21. Trabalho de Conclusão de Curso. UFRJ. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/12698/1/KSoares.pdf Acesso em 10 de abr. de 2022.
SOUZA, Jaíse do Nascimento; DIAS, Maria Aparecida. Inclusão na educação infantil: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. 2020. p. 9. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ebooks/cintedi/2020/TRABALHO_EV137_MD7_SA_ID1020_02122020155800.pdf Acesso em: 25 de mar. de 2022.
TOSCANO, C. Plano De Ação – Cronograma De Atividades Do Subprojeto Educação Física – Núcleo A. C. Simões. Universidade Federal de Alagoas – UFAL, 2020. p. 2-3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Cronograma de atividades do subprojeto educação física, 2020. Disponível em: SUBPROJETO_%20EF_RP_28_10_2020.pdf Acesso em 10 abr. 2022.
ZANACHI, João Aldo; et al. A Importância Da Saúde Renovada No Contexto Escolar. Educação, Ciência e Tecnologia, São Paulo, ano 2017, v. 8, n. 8, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Joseane/Downloads/administrador,+A+IMPORT%C3%82NCIA+DA+SA%C3%9ADE+RENOVADA+NO+CONTEXTO+ESCOLAR%20(1).pdf. Acesso em: 16 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).