Programas Profissionais em Educação

Características, especificidades e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67169

Palavras-chave:

Educação superior. Pós-graduação. Mestrado profissional. Contextos emergentes.

Resumo

Este artigo focaliza a pós-graduação stricto sensu, tendo como objeto de discussão os Programas Profissionais em Educação. O objetivo é identificar a trajetória dessa modalidade, suas características, especificidades e algumas perspectivas. Configura-se como uma pesquisa documental e bibliográfica de abordagem qualitativa. O resgate histórico da pós-graduação na modalidade profissional da área de Educação evidenciou que, embora os primeiros cursos tenham pouco mais de uma década, o quantitativo de 52 mestrados, distribuídos em todas as regiões brasileiras, bem como os três cursos de doutorado, são indicativos do êxito que essa proposta vem alcançando. Enquanto características e especificidades, as discussões apontam que o cerne desta modalidade é a produção de pesquisas aplicadas/implicadas com foco em problemáticas relativas ao contexto de trabalho do pós-graduando, culminando com o desenvolvimento de produtos educacionais destinados a solucionar ou propor encaminhamentos e/ou intervenções no contexto investigado. Desse modo, é possível afirmar que os programas profissionais em contextos emergentes, especialmente os cursos de mestrado, conquistaram seu espaço na pós-graduação da área de Educação, contribuindo para a qualificação dos contextos socioeducativos.

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Biografia do Autor

Cristiano Lanza Savegnago, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

LANZA SAVEGNAGO, C.; GABRIEL DALLA CORTE, M. . Programas Profissionais em Educação: Características, especificidades e perspectivas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202354, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67169. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/67169. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil