Programas Profissionais em Educação
Características, especificidades e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67169Palavras-chave:
Educação superior. Pós-graduação. Mestrado profissional. Contextos emergentes.Resumo
Este artigo focaliza a pós-graduação stricto sensu, tendo como objeto de discussão os Programas Profissionais em Educação. O objetivo é identificar a trajetória dessa modalidade, suas características, especificidades e algumas perspectivas. Configura-se como uma pesquisa documental e bibliográfica de abordagem qualitativa. O resgate histórico da pós-graduação na modalidade profissional da área de Educação evidenciou que, embora os primeiros cursos tenham pouco mais de uma década, o quantitativo de 52 mestrados, distribuídos em todas as regiões brasileiras, bem como os três cursos de doutorado, são indicativos do êxito que essa proposta vem alcançando. Enquanto características e especificidades, as discussões apontam que o cerne desta modalidade é a produção de pesquisas aplicadas/implicadas com foco em problemáticas relativas ao contexto de trabalho do pós-graduando, culminando com o desenvolvimento de produtos educacionais destinados a solucionar ou propor encaminhamentos e/ou intervenções no contexto investigado. Desse modo, é possível afirmar que os programas profissionais em contextos emergentes, especialmente os cursos de mestrado, conquistaram seu espaço na pós-graduação da área de Educação, contribuindo para a qualificação dos contextos socioeducativos.
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