A hegemonia discursiva na formação de nível médio para as juventudes brasileiras:

Programa Ensino Médio Inovador/ Projeto Jovem de Futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68626

Palavras-chave:

Ensino médio, Juventudes, Currículo

Resumo

Os movimentos das ocupações estudantis de 2016 contrariam a premissa do desinteresse puro e simples das juventudes brasileiras pela formação de nível médio. Se assim fosse, não teríamos ouvido, em diferentes estados da federação, os ecos dos gritos por manutenção, ampliação do acesso, qualidade e por maior possibilidade de participarem da constituição do espaço escolar. Neste texto, apresentamos discursos neoliberais desvelados no interior da produção curricular do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) (BRASIL, 2009, 2009a, 2009b, 2009c) para o ensino médio brasileiro, tendo como fio condutor as análises do conceito-chave: hegemonia. As análises apontam que dentro do terreno da sociedade civil, sobretudo no campo educacional, as forças dominantes, dotadas de capital, desenvolvem estratégias para educar para o consenso. O Estado brasileiro, desempenhando o papel de Estado educador, redesenha suas práticas, por meio de uma pedagogia da hegemonia, arquitetada em textos/documentos curriculares alinhados ao projeto neoliberal de sociabilidade. No campo educacional, as relações hegemônicas, como exercício de direção e dominação, por meio do poder, são essencialmente relações pedagógicas, ou seja, de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo, que promotoras da reestruturação educacional.

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Biografia do Autor

Aline Rabelo Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com bolsa pela CAPES. Desenvolve estudos e pesquisas na sobre escola e o currículo para educação básica. Atua pela inovação da gestão pública, na Secretaria de Educação do Recife.

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

MARQUES, A. R. A hegemonia discursiva na formação de nível médio para as juventudes brasileiras: : Programa Ensino Médio Inovador/ Projeto Jovem de Futuro. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202440, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68626. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68626. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?