REFLEXOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (1964-1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70679

Palavras-chave:

Ciências Sociais. Ditadura civil-militar. Trajetórias docentes

Resumo

O estudo apresentado discute o percurso de formação e atuação de três professores e pesquisadores, graduados em Ciências Sociais: Lorena Holzmann, Clarissa Eckert, Pe. Ivo Follmann, SJ. O recorte temporal compreende os anos de 1964 a 1985, período em que o Brasil viveu a ditadura civil-militar. Por meio da História Oral como metodologia, as memórias desses intelectuais indicaram diferentes espaços e processos de atuação. Lorena Holzmann se destaca pela atuação nos movimentos docentes que culminou com a criação da ADUFRGS e, no processo de salvaguarda de documentos dos expurgos da UFRGS. Clarissa Eckert, por meio da Associação dos Sociólogos, fomentou a realização de palestras e aulas com destacados intelectuais da época para discutir questões políticas e sociais do contexto vigente. Exerceu, ainda, papel fundamental no processo de qualificação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UFRGS. Ivo Follmann se destacou na militância religiosa e sociológica durante o Regime.

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Biografia do Autor

Tainá Martins de Barros, Unisinos

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), graduada em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-graduada em Supervisão e Orientação Educacional pela Fasul. Atua em pesquisas que envolvem trajetórias, micro-história, história de intelectuais, acervos, memórias e cultura escolar; investigações ligadas ao grupo de pesquisa ao qual faz parte, o EBRAMIC/Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar (CNPq).

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Unisinos

Professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Líder do Grupo de pesquisa EBRAMIC - Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar (CNPq), participa do grupo GARPE - Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação ( CNPq) . Suas pesquisas estão relacionadas ao campo da História da Educação, memória e História Oral, com ênfase nos seguintes temas: Cultura Escolar, Trajetórias, Cultura Escrita, Instituições e Património Histórico Educativo. É bolsista Produtividade/CNPq 1D.

 

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

MARTINS DE BARROS, T.; SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN, L. REFLEXOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (1964-1985) . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202465, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70679. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/70679. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - O GOLPE DE 1964, 60 ANOS DEPOIS: NARRATIVAS, RESISTÊNCIA E REDEMOCRATIZ