“SOBRE A NECESSIDADE DE CUIDAR DA PERFEITA EDUCAÇÃO”: FLÁVIO MAROJA E SUA POLÍTICA MÉDICO-PEDAGÓGICA

Autores

  • Azemar dos Santos Soares Júnior Universidade Estadual da Paraíba
  • Ramon Limeira Cavalcanti de Arruda Ministério das Relações Exteriores

Palavras-chave:

Higiene, Saúde, Educação.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do sanitarista paraibano Flávio Maroja no combate a falta de higiene através da implantação de uma proposta médico- pedagógica na primeira metade do século XX. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, esse médico dedicou parte de sua vida ao ofício de medicar, guerrear contra as doenças e fazer circular saberes que visavam educar a população paraibana por meio dos princípios da saúde. Para isso, tratou de utilizar seu prestígio enquanto médico e político para publicar nos periódicos denúncias contra a insalubridade e aquilo que havia de mais moderno sobre educação sanitária. Problematizamos por meio de seus escritos, as diversas tentativas de educar higienicamente a população paraibana, possível a partir do embasamento da História Cultural que alargou os temas e fontes para a produção da História. Portanto, foi através de cartas, relatórios e publicações timbradas nas páginas dos periódicos em circulação da Paraíba – A União, A Imprensa, Era Nova – que essa história tornou-se possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve a pesquisa intitulada “Physicamente vigorosos: medicalização escolar e modelação dos corpos na Paraíba (1913-1942)”. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Guarabira.

Ramon Limeira Cavalcanti de Arruda, Ministério das Relações Exteriores

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Diplomata, atuando no Ministério das Relações Exteriores. Pesquisador sobre a biografia de Flávio Maroja

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

SOARES JÚNIOR, A. dos S.; ARRUDA, R. L. C. de. “SOBRE A NECESSIDADE DE CUIDAR DA PERFEITA EDUCAÇÃO”: FLÁVIO MAROJA E SUA POLÍTICA MÉDICO-PEDAGÓGICA. Saeculum, [S. l.], n. 31, p. 140, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/121. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e Saberes Médicos