UM PÉ CÁ NO CRISTIANISMO E OUTRO LÁ NO PAGANISMO: A CONVIVÊNCIA ENTRE OS DEUSES, OS SANTOS E OS DEMÔNIOS NA RÚSSIA ANTIGA

Autores

  • Ludmila Menezes Zwick USP

Palavras-chave:

Paganismo. Cristianismo. Diteísmo

Resumo

Este artigo é um breve esboço do processo de substituição e, em algumas ocasiões, de demonização, dos antigos deuses pagãos após a adesão ao cristianismo por Vladímir I na Rússia medieval. Inclui algumas considerações acerca das funções desempenhadas por esses deuses pagãos que, ao se tornarem santos cristãos com outros nomes, continuaram a exercê-las, bem como reflexões acerca da conversão do regente destinada ao povo que, no entanto, foi incapaz de se inserir em todas as esferas sociais já detentoras de representações culturais estabelecidas. Processo este que terminou por gerar uma convivência entre esses deuses pagãos e o Deus único cristão e seu cortejo de santos. Tal convivência entre todas essas representações possuidoras de simbologias e corporificações na cultura visual gerou consequentemente uma convivência entre as crenças propriamente ditas, as pagãs e as cristãs – o diteísmo –, que permeia as esferas da cultura visual russa até a atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Menezes Zwick, USP

Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Cultura e Literatura Russa pela mesma instituição. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

ZWICK, L. M. UM PÉ CÁ NO CRISTIANISMO E OUTRO LÁ NO PAGANISMO: A CONVIVÊNCIA ENTRE OS DEUSES, OS SANTOS E OS DEMÔNIOS NA RÚSSIA ANTIGA. Sæculum – Revista de História, [S. l.], n. 32, p. 33, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27073. Acesso em: 28 jan. 2022.

Edição

Seção

Dossiê