O LUGAR DO ENSINO DA HISTÓRIA NO PROJETO PEDAGÓGICO DA MODERNIDADE

Autores

  • Ana Luiza Araújo Porto INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.27547

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico Moderno, Pensamento Educacional, Ensino de História.

Resumo

O artigo que se apresenta tem como objetivo produzir uma reflexão acerca do lugar do Ensino da História no Projeto Pedagógico da Modernidade, a partir da construção teórica de autores que se debruçaram a pensar a educação e, em algum ponto, evidenciaram a especificidade do saber histórico. Nesse sentido serão utilizados autores que se destacaram como teóricos da educação situando questões como didática, programas de ensino, processos educativos, organização escolar, educação laica, educação como dever do Estado, ensino e aprendizagem, papel da educação, relação entre a educação e a ideia de nação. Este é um trabalho de natureza bibliográfica. Serão abordados especificamente o pensamento de João Amós Coménio, Jean-Jacques Rousseau, Marquês de Condorcet, Johann Friedrich Herbart e Herbert Spencer. A escolha de tais autores para cumprimento do intento aqui proposto se deu em função da importância teórica de tais pensadores na construção da Pedagogia Moderna e Contemporânea e no fato de que em algum ponto de suas reflexões eles situaram o ensino da História nos programas de ensino.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Araújo Porto, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Professora de História do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. Licenciada em História e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

PORTO, A. L. A. O LUGAR DO ENSINO DA HISTÓRIA NO PROJETO PEDAGÓGICO DA MODERNIDADE. Saeculum, [S. l.], v. 38, n. 38, p. 51–63, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.27547. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27547. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê