O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS NA PARAÍBA: PÁTRIA NACIONAL E PÁTRIA LOCAL (1837-1914)

Autores

  • Antonio Carlos Ferreira Pinheiro UFPB

Palavras-chave:

Ensino de História, Pátria Local, História Nacional.

Resumo

Este trabalho é resultante de reflexões que temos realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO e tem como objetivo analisar o processo de constituição do ensino de história nas escolas de primeiras letras, na Província/ Estado da Parahyba do Norte, no período de 1837 a 1914. As fontes utilizadas foram as leis e regulamentos, mensagens, relatórios, bem como a documentação existente no Arquivo Histórico do Estado da Paraíba Waldemar Bispo Duarte. Consultamos, também, alguns compêndios e livros didáticos de História do Brasil e de História da Paraíba, especialmente Epitome de História da Parahyba, escrito por Manuel Tavares Cavalcanti e publicado em 1914. Analisamos essas fontes a partir dos referenciais teóricos propostos por André Chervel, que trata das questões relativas à história das disciplinas escolares, e de Ivor Goodson, que discute a importância do currículo no processo de organização social do conhecimento. Podemos afirmar que o ensino de história, juntamente com os ensinos de outras disciplinas como o de geografia e o de língua nacional, se constituiu uma das principais argamassas para a constituição do Estado-Nação brasileira, marcada pela tensão que ora construiu uma história que legitimou a pátria nacional ora a pátria local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco e em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor Associado III do Departamento de Metodologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação na Paraíba – HISTEDBR-PB (PPGE-UFPB/ Diretório CNPq) e do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO (PPGH-UFPB/ Diretório CNPq).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

PINHEIRO, A. C. F. O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS NA PARAÍBA: PÁTRIA NACIONAL E PÁTRIA LOCAL (1837-1914). Saeculum, [S. l.], n. 33, p. 357–373, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27731. Acesso em: 18 abr. 2024.