O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS NA PARAÍBA: PÁTRIA NACIONAL E PÁTRIA LOCAL (1837-1914)
Palavras-chave:
Ensino de História, Pátria Local, História Nacional.Resumo
Este trabalho é resultante de reflexões que temos realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO e tem como objetivo analisar o processo de constituição do ensino de história nas escolas de primeiras letras, na Província/ Estado da Parahyba do Norte, no período de 1837 a 1914. As fontes utilizadas foram as leis e regulamentos, mensagens, relatórios, bem como a documentação existente no Arquivo Histórico do Estado da Paraíba Waldemar Bispo Duarte. Consultamos, também, alguns compêndios e livros didáticos de História do Brasil e de História da Paraíba, especialmente Epitome de História da Parahyba, escrito por Manuel Tavares Cavalcanti e publicado em 1914. Analisamos essas fontes a partir dos referenciais teóricos propostos por André Chervel, que trata das questões relativas à história das disciplinas escolares, e de Ivor Goodson, que discute a importância do currículo no processo de organização social do conhecimento. Podemos afirmar que o ensino de história, juntamente com os ensinos de outras disciplinas como o de geografia e o de língua nacional, se constituiu uma das principais argamassas para a constituição do Estado-Nação brasileira, marcada pela tensão que ora construiu uma história que legitimou a pátria nacional ora a pátria local.Downloads
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Publicado
2015-12-31
Como Citar
PINHEIRO, A. C. F. O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS NA PARAÍBA: PÁTRIA NACIONAL E PÁTRIA LOCAL (1837-1914). Saeculum, [S. l.], n. 33, p. 357–373, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27731. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê